Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 22 de Março de 2019 às 12:25

Projeto Escola d’Água realiza mostra ambiental “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”


A Mostra Ambiental do Projeto Escola d’Água “Gotas de Saberes, Rios de Mudança” encerra hoje com o lançamento da campanha "Pare de poluição com plásticos", de conscientização contra a poluição das águas. É uma campanha mundial que também será desenvolvida em Santarém pelo projeto.

Participam da Mostra estudantes e alunos de 45 escolas municipais das regiões de rios, planalto, várzea e cidade de Santarém. A programação é coordenada pela professora Lucineide Pinheiro, da Ufopa, com o objetivo de marcar o Dia Mundial da Água, celebrado neste dia 22 de março, e proporcionar um momento de interação e integração entre as escolas sobre os temas que envolvem o meio ambiente, incluindo a sua importância e cuidado.

O evento está sendo realizado na Escola de Artes Emir Bemerguy, no bairro Jardim Santarém. Os alunos e os professores das escolas atendidas pelo projeto participam de palestras, diálogos e oficinas. Também há exposição de produtos confeccionados nas escolas durante as aulas de Educação Ambiental.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/1b8fc43f4b14d9d2912233c46364aa91.jpg

Professora Lucineide Pinheiro explicou que a Mostra Ambiental é a culminância de cinco anos de trabalho com as escolas municipais de Santarém, envolvendo a formação ambiental de professores e crianças. “O foco fundamental é um olhar crítico sobre o uso sustentável da água no planeta a partir do lugar onde estamos, discutindo nosso papel na preservação dos cursos da água que estão próximos às nossas escolas e nossas comunidades”, disse a professora. Sobre o tema “Gotas de Saberes, Rios de Mudança”, a coordenadora disse que tem um grande significado para o projeto, porque destaca os saberes de cada local e a importância destes para se entender a realidade ampliada. “No momento em que conseguimos juntar o saber de cada um e em cada momento, em cada oficina, em cada encontro, nós vamos juntando esses saberes e formando os grandes saberes que nos ajudam a perceber o mundo ao nosso redor”, destacou.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/71e7942e55b4f892d63454c79da5623e.jpg

Confira a programação completa aqui.

 

Projeto Swarovski Waterschool Brasil

O projeto Escola d’Água faz parte do programa internacional Swarovski Waterschool, implantado em Santarém no ano de 2014, com apoio de várias instituições, entre elas a Universidade Federal do Oeste do Pará. Em Santarém, visa a formação de crianças e professores para a promoção da sustentabilidade ambiental, a promoção de ações individuais e coletivas de cuidados com a água do planeta, pensando e agindo de forma global e local, seguindo a premissa de que “quem quiser mudar o mundo comece mudando a si mesmo”. O foco é a capacitação de crianças e professores de escolas municipais de ensino fundamental, localizadas próximas ou às margens de um curso d’água (rio, igarapé, lago ou nascente).

Comunicação/Ufopa

19/3/2019 atualizado em 22/3/2019

Videoconferência realizada no auditório da Escola de Artes

Notícia em destaque