Ultima atualização em 3 de Junho de 2019 às 16:20

Projeto "Te Orienta!" oferta aulas de zumba e rodas de música para alunos da Ufopa

A Ufopa passa a contar com um projeto de extensão voltado à promoção de saúde dos estudantes: "Te Orienta! – Saúde e Qualidade de Vida Discente". Vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e coordenado pelo professor Rui Harayama, o projeto tem como ação central atendimentos de aconselhamento de qualidade de vida, realizados por estagiários do curso de Saúde Coletiva, mediante agendamento prévio.

Durante a consulta, é realizado o exame de bioimpedância, que verifica a quantidade de gordura corporal do acadêmico. Também é feita a escuta qualificada da vida do aluno e aplicado um questionário que traça o perfil de qualidade de vida e os possíveis riscos aos quais o acadêmico está sujeito. O objetivo não é a prescrição de medicamentos ou o diagnóstico de doenças, mas a apresentação dos serviços existentes e de que forma eles podem ser acessados. Orientação pedagógica, centro de atenção psicossocial, rodas de música, visita a museus, aulas de zumba, círculo acolhedor e cinepipoca são alguns dos serviços disponibilizados aos estudantes. Apesar de ter o foco nos estudantes, as ações são abertas a todo o público.

Já em andamento - Dois projetos vinculados ao "Te Orienta!" já estão em atuação. O primeiro é o de aulas de zumba, que ocorrem todas as terças-feiras, das 18h às 19h, no espaço Pérola, na unidade Amazônia da Ufopa, Campus Santarém. A atividade é conduzida por Líbia Jaty, educadora física e acadêmica do bacharelado interdisciplinar em Saúde. Segundo Líbia, a zumba “é um ótimo exercício físico para quem quer perder peso, dançar, movimentar e conhecer pessoas, melhorando a qualidade de vida. Ela previne o estresse e aumenta a disposição”, ressalta.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/c9b2826edb7244eb1552b7a0f24a0e9f.jpg

Outra atividade que ocorre semanalmente às sextas-feiras são as rodas de música. Itinerantes, as rodas sempre contam com a presença de um violonista e um cantor, ambos acadêmicos voluntários. Para Allen Jordan, violonista do projeto e acadêmico do bacharelado em Ciência da Computação, “música também é saúde, é a arte de expressar sentimentos através do som. E a roda de música permite que conheçamos novas pessoas, pois a música é uma linguagem universal, além de representar a história de um povo e a evolução da cultura”, avalia.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/ec4bcb071ca26378bc16d8596a423685.jpg

O coordenador do projeto, professor Rui Harayama, destaca que esse tipo de estratégia está alinhado com outras já desenvolvidas no Brasil, no contexto em que se discute a qualidade de vida dos acadêmicos. O projeto está em constante busca de voluntários internos e externos à universidade que possam atuar como oficineiros das atividades. Para participar, basta entrar em contato através do e-mail rui.harayama@ufopa.edu.br.

3/6/2019