Ultima atualização em 28 de Março de 2023 às 14:02

Proppit promove ciclo de palestras sobre combate ao assédio na universidade

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit) realiza na próxima sexta-feira, 31 de março, ciclo de palestras com o tema “Assédio no ambiente universitário: da inserção feminina na ciência ao enfrentamento da violência de gênero”. O evento ocorrerá no auditório da Unidade Tapajós, no Bloco de Salas Especiais (Prédio Laranjão), Campus Santarém, das 9h às 12h. A programação será aberta a quaisquer interessados.

Na ocasião haverá o lançamento da cartilha “Combate ao Assédio às Mulheres na Pesquisa e Pós-Graduação”.

Programação:

• 09h-09h10: Abertura, boas-vindas e exposição da cartilha com participação da reitora e vice-reitora da Ufopa, além da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica

• 09h10-09h35: "Assédio moral e sexual: aspectos jurídicos relevantes", com a Dra. Vanessa Soares, advogada e membro da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Subseção Santarém (PA).

• 09h35-10h: "Consequências psicológicas do assédio", com a Dra. Raimunda Margarete Teixeira Muniz Moreira, psicóloga da Vara do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Santarém

• 10h-10h25: "Relações de poder e o assédio", com a Profa. Dra. Maria Conceição Cosmo Soares, docente do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa e membro titular da Comissão de Ética da Ufopa

• 10h25-10h50: "Por todas as Marias", com a Profa. Dra. Ana Maria Silva Sarmento, diretora do ICS e coordenadora do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Universitária da Ufopa (Najup)

• 10h50-11h15: "A ascensão da mulher na ciência no Brasil: um resgate histórico", com a Profa. Dra. Gabriela Bianchi, docente do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) e docente permanente do PPGCSA e do PROFNIT