Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 26 de Julho de 2021 às 16:29

Quilombo do Pacoval em Alenquer será beneficiado com projeto aprovado em edital da Ufopa/TNC


Entre os seis projetos aprovados pelo edital 01/2021-RIDH/CFI Inovatec Sociobio (Ufopa/TNC) está o projeto “Cooperação, geração de renda e sociobiodiversidade no quilombo do Pacoval por meio da adesão à Rede Origens Brasil na Calha Norte Paraense”, coordenado pelo Prof. Raoni Azeredo, que atua no Campus Alenquer.

O objetivo do projeto é estruturar as cadeias extrativistas (cumaru, copaíba, castanha-do-pará) no quilombo do Pacoval, em parceria com a Associação Comunitária de Negros do Quilombo Pacoval de Alenquer (ACONQUIPAL), propiciando agregação de valor aos produtos da floresta, geração de renda e conservação da sociobiodiversidade.

"Alenquer é um dos maiores produtores de cumaru do Brasil, e o quilombo do Pacoval, com suas mais de 420 famílias, expressa uma relação direta da reprodução da vida, via extrativismo. Entretanto, mesmo com a potencialidade produtiva, os extrativistas detinham uma parcela pequena da lucratividade", afirmou o Prof. Raoni Azeredo.

Ele destacou ainda que o projeto pretende, a partir da indissociabilidade de ensino, pesquisa e extensão, sob preceitos da educação popular e da cooperação, possibilitar aos extrativistas capacidades técnicas de melhor manejo, tecnologias sociais de agregação de valor e promoção de melhores fluxos comerciais.

Acerca do convênio entre Ufopa (RIDH/CFI) e TNC, ele destaca: "Que seja o início de uma longa parceria. Existe uma demanda gritante dos territórios camponeses, quilombolas e indígenas por projetos que atendam suas pautas econômicas, sociais, culturais, ambientais e políticas. Neste sentido, a Ufopa tem, por missão e dever, contribuir e aprender com esta expressiva parcela da população amazônica. Quanto mais dirimir a distância entre a acadêmica e a sociedade, mais ganhos teremos", finalizou.

Confira no link abaixo a lista completa com os projetos aprovados:

Resultado do edital 01/2021RIDH/CFI (Ufopa/TNC) Inovatec Sociobio

Comunicação/Ufopa

26/07/2021

Vista aérea do quilombo do Pacoval. Foto: Editon Vilhena (ACONQUIPAL).

Notícia em destaque