Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 7 de Novembro de 2019 às 10:28

Reitor apresenta Plano Diretor ao Prefeito e sugere incorporação de ruas do entorno da Unidade Tapajós


O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, foi recebido na sexta-feira, 22, pelo prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), durante audiência em que apresentou o Plano Diretor da Ufopa, elaborado em 2012, agora com alterações.

“Apresentamos hoje aqui ao prefeito o 'Pré-projeto de incorporação de novos espaços físicos à Universidade Federal do Oeste do Pará em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém', que prevê a incorporação de ruas do entorno da Unidade Tapajós, localizada no Bairro da Vera Paz, onde deverá ser construída a nossa cidade universitária”, ressaltou Diniz.

O reitor informou ainda que na área onde está prevista a implantação do Parque de Ciência e Tecnologia da Ufopa vivem 14 famílias que estão lá há pelo menos cinco décadas. “Nós queremos que os moradores daquela área permaneçam no local; porém, precisamos resolver essa questão para que seja possível consolidar o nosso grande projeto para aquela área da Unidade Tapajós”, afirmou Diniz.  

No plano apresentado ao prefeito e à equipe técnica, o reitor da Ufopa pede o asfaltamento de algumas ruas e sugere a incorporação dos trechos da rua Maracangalha, localizada entre a rua Raimundo Fona e a rua Santana; da rua Raimundo Fona com a 24 de outubro, até a entrada atual da Unidade Tapajós; e ainda o trecho da avenida Vera Paz entre 28 de Julho e Raimundo Fona; e parte da Avenida Tapajós, no trecho entre 28 de Julho e Raimundo Fona. "Estamos tomando todo cuidado para não alterar a trafegabilidade naquelas ruas, por isso, estamos pedindo o asfaltamento de algumas ruas que hoje são de terra", ressaltou o Reitor. 

“Em contrapartida, a universidade se compromete em permutar uma área, já demarcada no Plano Diretor, que faz frente com a rua Santana. Esse trecho deverá ser cedido à Prefeitura”, informou o superintendente de Infraestrutura da Ufopa, Vitor Viana.

De acordo com o que está previsto no Plano Diretor da Ufopa, a área inicial que deve compor a Unidade Tapajós vai ocupar mais de 100 mil metros quadrados de área, onde devem ser construídos prédios de salas de aula, laboratórios, prédios administrativos, ginásio poliesportivo e ainda o Parque de Ciência e Tecnologia e o Restaurante Universitário (RU) 

Acompanhado da equipe técnica envolvida na questão das áreas urbanas da cidade, o prefeito Nélio Aguiar afirmou durante a audiência que está de acordo com as sugestões apresentadas pelo reitor da Ufopa: “De nossa parte não há nenhum empecilho. Nós já determinamos à nossa equipe da Coordenadoria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CMHDU), da Seminfra e da Procuradoria Geral do Município que procurem trabalhar de forma técnica e jurídica para que se garanta total legalidade a esse processo, atendendo aos interesses tanto da Universidade quanto dos moradores. Estamos vendo que existe realmente essa necessidade de incorporação de ruas, que irá garantir uma maior segurança a professores e alunos da universidade, permitindo também a construção de prédios necessários ao funcionamento da Ufopa. Nós vamos estar apoiando e trabalhando de forma integrada para que possamos ajudar a nossa universidade a ter um campus maior”.

Depois de participar de uma reunião com representantes da Ufopa e da Câmara Municipal, a presidente da Associação dos Moradores do Bairro da Liberdade, Eugênia Rêgo, também esteve na audiência com o Prefeito. “Nós estamos aguardando o que seja melhor para os moradores, que seja garantido o direito à moradia para aqueles que estão vivendo na área há mais de 50 anos. Agora estamos caminhando para a solução deste problema que está completando exatamente 10 anos”.  

Próximos passos: De acordo com o que informou o reitor, agora a Procuradoria Jurídica da Universidade irá entrar com o processo solicitando oficialmente a incorporação das ruas do entorno da Unidade Tapajós. Diniz iformou também que o projeto será apresentado aos moradores que vivem do entorno da Ufopa. 

Comunicação/Ufopa

25/2/2019

Reitor Hugo Diniz apresenta Plano Diretor da Ufopa ao prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (22/2/2019). Foto: Lenne Santos.

Notícia em destaque