Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 20 de Junho de 2018 às 17:51

Reitor da Ufopa apresenta ao MEC propostas de infraestrutura e de ações afirmativas


Representantes da Ufopa também participaram de eventos promovidos pela Andifes

O reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz, participou na manhã desta quarta-feira, 20 de junho, de uma reunião em Brasília (DF) com o Secretário de Educação Superior, Paulo Barone, do Ministério da Educação (MEC). No encontro, o reitor da Ufopa fez um balanço dos primeiros dias de sua gestão. Ele apresentou o Plano Emergencial de Infraestrutura da Universidade e as propostas de acompanhamento para estudantes indígenas no âmbito da Política de Ações Afirmativas da Ufopa.

Segundo Hugo Diniz, houve uma sinalização positiva do Secretário sobre as propostas apresentadas pela Universidade. As propostas também serão apresentadas na quinta-feira, 21 de junho, em reunião marcada com o Diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Mauro Luiz Rabelo, e a Coordenadora-Geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino, Nara Maria Pimentel.

Após o encontro com Paulo Barone, o reitor da Ufopa participou do Conselho Pleno da Andifes. Durante a reunião, Hugo Diniz foi apresentado aos demais integrantes da Associação e fez um rápido pronunciamento sobre a Universidade.

Andifes - Na terça-feira, 19, o reitor participou do Seminário da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que discutiu o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Realizado em Brasília, o seminário reuniu especialistas e gestores de instituições públicas de ensino superior de todo o país para debater a temática “O Pnaes e a democratização do acesso, permanência e êxito na universidade federal”, e contou com a presença do Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior, Vicente de Paula Almeida Júnior.

A discente Evilane Clemente, do curso de Geologia da Ufopa, participou do seminário. Representante do Coletivo de Estudantes Quilombolas da Ufopa, Evilane falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos bolsistas para se manter nas universidades, durante manifestação promovida por estudantes indígenas e quilombolas. “Sou quilombola e vim aqui representar os quilombos do meu município. O que eu tenho para falar com vocês agora é sobre a nossa realidade enquanto quilombolas, porque vocês estão discutindo aqui sobre bolsa permanência, sobre o Pnaes. Mas nada melhor do que estarmos aqui para dizer o que nós vivenciamos no nosso dia a dia”.

Interdisciplinaridade – Gestores e docentes da Ufopa também participaram em Brasília do Seminário Internacional e IV Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares, promovido no período de 18 a 20 junho pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). Durante o evento, que discutiu novas engenharias acadêmicas para a educação superior, a pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, Solange Ximenes, apresentou os cursos de graduação da Universidade a partir da questão norteadora “Interdisciplinaridade: como acontece na prática?”.

“Para subsidiar a apresentação, reuni-me em Santarém com os coordenadores de bacharelados interdisciplinares, da Licenciatura Integrada em Matemática e Física e representantes do Centro de Formação Interdisciplinar, que juntos buscaram responder à questão proposta e apontaram desafios e possibilidades desse tipo de curso na Ufopa”, explica Solange Ximenes.

A apresentação ocorreu no dia 19, pela manhã, junto com representantes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da Universidade Federal do ABC (UFABC). Também participaram do evento professores e coordenadores de bacharelados interdisciplinares e licenciaturas integradas da Ufopa.

Comunicação/Ufopa

20/6/2018

Hugo Diniz com o secretário de Educação Superior, Paulo Barone

Notícia em destaque