Ultima atualização em 25 de Agosto de 2020 às 09:16

Reitor da Ufopa participará de audiências em Belém sobre Projeto Rede Nutracêutica

Nesta semana, o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), professor Hugo Alex Diniz, vai a Belém para uma extensa agenda voltada às articulações do Projeto Rede Nutracêutica, articulado pela Ufopa com a parceria de órgãos estaduais e outras instituições.

Na programação consta uma audiência com o governador do Pará, Helder Barbalho. A agenda foi discutida em reunião com o secretário regional de governo, Henderson Pinto, com quem o reitor se reuniu na semana passada, acompanhado do professor Cauan Araújo, do Campus Oriximiná. Também estão previstas reuniões com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, com alguns parlamentares estaduais e federais, com o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, com a Biotec e com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Essa articulação da Ufopa visa à busca de recursos e parcerias para esse projeto integrado que envolve escolas técnicas (Etepas), universidades e os arranjos produtivos do açaí, do mel, do pescado e de tubérculos na região Oeste do Pará. Nessa primeira fase, o projeto abrange os municípios de Santarém, Monte Alegre, Oriximiná e Itaituba, e pode se expandir nas fases posteriores.

A Ufopa já conseguiu cinco milhões de reais para desenvolver o projeto durante quatro anos. Agora, a universidade busca recursos para oferecer bolsas de estudo a alunos do ensino médio das escolas técnicas e aos alunos de graduação que participarão das atividades.

O projeto da Rede Nutracêutica deve começar em 2021, quando se prevê o retorno às aulas nas escolas técnicas.

Parque de Ciência e Tecnologia do Oeste do Pará

A Rede Nutracêutica faz parte do Parque de Ciência e Tecnologia do Oeste do Pará, desenvolvido a partir de uma estratégia descentralizada. Tem como base a Universidade, com a Central Analítica da Ufopa implantada no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), fazendo parte do projeto da Cidade Universitária na Unidade Tapajós.

Nesse projeto, a Central Analítica da Ufopa fará a certificação dos produtos que contiverem substâncias nutracêuticas, inclusive atendendo a empresas do ramo alimentício que hoje precisam enviar amostras para laboratórios em Belém, Manaus ou São Paulo.

A Rede também vai utilizar os laboratórios das Etepas e dos Campi da Ufopa para dar suporte aos empreendimentos da região, principalmente, os ligados à agricultura familiar.

Durante a agenda de reuniões em Belém, o secretário regional de Governo, Henderson Pinto, irá acompanhar o reitor Hugo Alex Diniz.

Matérias relacionadas

Ufopa e Sectet irão desenvolver projeto em rede para fomentar cadeias produtivas no Oeste do Pará

Ufopa apresenta projeto de inovação tecnológica ao secretário estadual de Ciência e Tecnologia

Ufopa assina convênio com Sectet para potencializar cadeia produtiva de alimentos