Ultima atualização em 20 de Agosto de 2020 às 09:02

Prorrogadas inscrições para seleção do Programa de Residência Pedagógica da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) prorrogou o período de inscrição para os editais de seleção do Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Há no total 99 vagas para residentes, dentre acadêmicos de licenciatura da Ufopa e professores da educação básica de Santarém. As inscrições para participar ocorrem até 31 de agosto.

Para os alunos de graduação da Ufopa serão destinadas 90 vagas, sendo 72 para bolsistas e 18 para voluntários. A seleção é voltada a estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, Licenciatura Integrada em Matemática e Física e Pedagogia e que tenham cursado, no mínimo, 50% do curso ou que estejam cursando a partir no 5º período. O valor da bolsa é de R$ 400.

Para os docentes da educação básica há 9 bolsas remuneradas, no valor de R$ 765. Podem participar da seleção os professores de Língua Portuguesa, Matemática, Física e Pedagogia de escolas cadastradas na Plataforma Capes de Educação Básica.

Sobre o Programa – A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica. Os discentes de licenciatura irão realizar atividades como regência de sala de aula e intervenção pedagógica, com acompanhamento de um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e sob orientação de um docente da Universidade.

Acesse:

Acompanhe o processo seletivo na página de editais do Iced.

Comunicação/Ufopa. Atualizada em 20/08/2020

05/08/2020