Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Outubro de 2022 às 15:52

Sacaca e Iecosol realizam rodas de conversa sobre sinais culturais distintivos


A primeira roda ocorrerá nesta quinta-feira, dia 13, com o tema "Marcas Coletivas e Indicações Geográficas: possibilidades, necessidades e desafios".

O Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol) realizam, no período de 13 de outubro a 22 de dezembro, rodas de conversa sobre sinais distintivos. A primeira roda ocorrerá nesta quinta-feira, dia 13. O tema será "Marcas Coletivas e Indicações Geográficas: possibilidades, necessidades e desafios", facilitado pela professora convidada Izaura Nunes. A inscrição prévia deve ser realizada na página https://www.even3.com.br/mpiesd2222/.

A professora Izaura Nunes é bacharel e licenciada em Geografia pela UFPA, especialista em Análise Ambiental e Gestão do Território pela ENCE-IBGE, mestre em Geografia pela UFRJ, doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo NAEA-UFPA e professora do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional da Ufopa. Ela atua nas áreas de Cartografia, Planejamento e Gestão Territorial, Ensino de Geografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto; é coordenadora-geral do NEDET-Ufopa, líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento e Território na Amazônia (DTAM) e docente do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-Ufopa).

Objetivo: O objetivo do evento é a difusão da cultura da propriedade intelectual, especialmente informações sobre o registro, a gestão e o uso de marcas e indicações geográficas. Os encontros ocorrerão sempre às quintas-feiras, das 16 às 18 horas. Preferencialmente, eles ocorrerão de forma remota pelo Google Meet. O link para acesso será disponibilizado por e-mail na véspera de cada encontro.

Público-alvo: As rodas de conversa serão voltadas à comunidade acadêmica da Ufopa, artesãos, agricultores familiares, empreendedores e todos que tenham interesse no tema. Será emitido certificado de 2 horas de atividades complementares pela participação em cada roda de conversa. A participação é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição prévia na página https://www.even3.com.br/mpiesd2222/.

Sobre sinais distintivos

O sinal distintivo corresponde a uma denominação genérica para designar elementos que servem ao propósito de identificar produtos e serviços nos mercados. No âmbito jurídico, eles são abordados como direitos de propriedade intelectual, uma vez que a legislação permite a exclusividade desses sinais aos seus titulares e a repressão de usos não autorizados que possam importar em concorrência desleal. No campo econômico, os sinais distintivos podem significar uma posição privilegiada, pois a exclusividade atribuída permite aos fornecedores se destacar continuamente pelas boas práticas e inovações que disponibilizam aos consumidores, assim como obter retorno financeiro pelos investimentos em publicidade e propaganda.

As rodas de conversa são ofertadas no âmbito dos projetos "Sinais distintivos e acesso a mercados: estratégias para valorização e proteção de artesanatos de tradição cultural" (edital nº 003/2022 – Procce) e "Signos coletivos para empreendimentos econômicos solidários: diálogos interdisciplinares sobre artesanatos de tradição cultural em Santarém – PA" (edital 01/2021 – CGPRITS), ambos coordenados pelo professor Bruno Mileo, docente do Programa de Ciências Jurídicas da Ufopa.

Realização: Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca) e Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (Iecosol).

Comunicação/Ufopa

10/10/2022

Profa. Izaura Nunes atua nas áreas de Cartografia, Planejamento e Gestão Territorial, Ensino de Geografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Notícia em destaque