Ultima atualização em 9 de Novembro de 2020 às 11:41

Prédio do Campus Itaituba será inaugurado nesta quinta, 5 de novembro

Como parte das comemorações do aniversário de 11 anos da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), será inaugurada nesta quinta-feira, 5 de novembro, às 18h30, a sede do Campus da Ufopa em Itaituba. A cerimônia será realizada respeitando a regras de biossegurança e terá reduzido número de convidados. O uso de máscaras será obrigatório.

Foram convidadas autoridades da cidade de Itaituba, entre elas o diretor do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará em Itaituba (IFPA/Itaituba), o diretor da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entre outros.

O reitor da Ufopa, Prof. Hugo Diniz, ressalta a importância deste acontecimento: “Principal ato do aniversário de 11 anos, a inauguração do prédio do Campus de Itaituba é a culminância da conexão com a comunidade, de investimentos em pessoas e da dedicação de nossas equipes. Traz mais um passo na direção da consolidação dessa universidade multicampi. Outros passos precisam ser dados”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/203a130e2b5bb57b923b91708a3bd9d2.jpg

Atividades remotas Desde março, a Ufopa segue em trabalho remoto. Por causa da situação de pandemia, as comemorações dos 11 anos da Universidade, completados em 5 de novembro, serão restritas. “Este aniversário é diferente. Estamos ainda no meio de uma pandemia. Se por um lado comemoramos o aniversário da Ufopa, que foi tão presente no enfrentamento da Covid-19 na região Oeste do Pará, por outro, lamentamos tantas perdas que sofremos”, afirmou o reitor da Ufopa, Prof. Hugo Alex Diniz.

De acordo com a equipe do Cerimonial, por causa da crise pandêmica a solenidade, além de contar com um número reduzido de convidados, ocorrerá na área externa do prédio e será realizada respeitando todas as normas de biossegurança necessárias para evitar o contágio da Covid-19. E reforça-se que o uso de máscara será obrigatório.

O diretor do Campus Itaituba, Prof. Luamim Tapajós, anunciou que a cerimônia de inauguração terá o tradicional corte do bolo e “homenagens a personalidades que apoiam e apoiaram a universidade”.

Ainda dentro da programação de aniversário está prevista uma palestra virtual, desde o Campus Itaituba, com tema e palestrante ainda a ser definidos. A palestra será aberta e não haverá necessidade de inscrição prévia.

Mudança Luamim Tapajós comunicou também que estão sendo feitos os “últimos ajustes” para a ocupação do prédio. “Desde a semana passada, estamos desmontando móveis, arrumando caixas, e nesta semana conseguimos o apoio do batalhão do Exército de Itaituba para ajudar na mudança. Além disso, tivemos que contratar um caminhão para transportar os móveis. Também contamos com o apoio de alunos e servidores do campus, que fizeram um mutirão para ajudar”.

Comitiva – Uma comitiva formada por professores, técnicos e diretores de unidades acadêmicas seguem de Santarém, em ônibus da Ufopa, na madrugada do dia 5 de novembro em direção a Itaituba. Todos os cuidados de biossegurança estão sendo tomados para a viagem. Os integrantes irão receber um kit de biossegurança fornecido pela equipe da Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH/Ufopa), na entrada do veículo. “Haverá também a aferição de temperatura, a ocupação das poltronas, dentro do veículo, será feita de forma alternada, será exigido o uso de máscaras e de face shields, que serão entregues aos viajantes”, informou a coordenação de cerimonial. O retorno da comitiva está previsto para a manhã do dia seguinte.

Lenne Santos – Comunicação Ufopa

22/10/2020, atualizada em 4 de novembro, à

s 22h30

Sede da Ufopa em Itaituba será inaugurada dia 5 de novembro. Foto: Prof. Luamim Tapajós (outubro/2020).