Ultima atualização em 7 de Junho de 2022 às 16:56

Seleção de doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Ufopa com inscrições abertas

Com área de concentração com o mesmo título do programa (Sociedade, Natureza e Desenvolvimento), o doutorado integra conhecimentos de diferentes áreas da Ciência

A Ufopa está com inscrições abertas para a seleção de Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND), que integra a área de Ciências Ambientais (CACiamb/CAPES), ofertando 23 vagas para a turma deste ano, com matrícula no programa para o segundo semestre de 2022. As inscrições podem ser feitas no período de 7 a 25/06/2022, somente via Internet, no seguinte endereço eletrônico: http://posgraduacao.ufopa.edu.br/ppgsnd, na aba “processos seletivos”.

O programa tem como objetivo formar doutores em Ciências Ambientais, fornecendo embasamento teórico-metodológico que permita integrar o conhecimento de diferentes áreas da Ciência para compreender a complexidade de problemas socioambientais nos processos de apropriação dos recursos naturais, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, na Amazônia.

Ele busca também compreender a complexidade desses problemas ambientais, tecnológicos e sociais nos processos do desenvolvimento, estabelecendo redes institucionais de pesquisas temáticas, visando à complementaridade na compreensão de fenômenos complexos relacionados à construção da sustentabilidade.

Linhas de pesquisa

O PPGSND possui três linhas de pesquisa. São elas: L1 – Impactos ambientais e sociais da mudança do uso da terra na Amazônia; L2 – Gestão do conhecimento e inovação para o desenvolvimento sustentável; L3 – Recursos naturais, biodiversidade e bioprospecção na Amazônia. Dessa forma, os pré-projetos de pesquisa devem estar correlacionados aos objetivos de uma das linhas de pesquisa.

Cota Ufopa – Com base na Resolução Consepe nº 171, de 30 de novembro de 2016, três vagas serão disponibilizadas aos servidores do quadro permanente da universidade e com estabilidade funcional. Dessa forma, de acordo com o edital, a denominação “Cota Ufopa” para estas vagas e a denominação “Cotista Ufopa” refere-se aos candidatos que declararem estar de acordo com a Resolução nº 171 de 30 de novembro de 2016, emitida pelo Consepe/Ufopa.

Para saber mais sobre os critérios de seleção, confira o edital disponível no site do PPGSND: http://www.ufopa.edu.br/ppgsnd/wp-content/uploads/2022/06/Edital-PPGSND-04-2022-Sele%C3%A7%C3%A3o-discente.pdf.

Talita Baena – Comunicação/Ufopa

06/06/2022