Ultima atualização em 10 de Maio de 2018 às 12:05

Recepção dos Calouros da Ufopa terá programação até 2 de junho

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) preparou uma intensa programação para recepcionar os novos alunos das unidades acadêmicas dos campi de Santarém, Alenquer e Oriximiná. Em Santarém as atividades seguem até 2 de junho, e contam, entre outras ações, com plantação de mudas na Unidade Tapajós e excursão para conhecer os museus, ambas dia 18 de maio. No Campus de Alenquer as atividades serão realizadas de 7 a 11 de maio e em Oriximiná de 7 a 12.

Em Santarém, a recepção aos calouros também terá atividades específicas destinadas a alunos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PcDs) dia 11 de maio (sexta-feira). A recepção aos discentes indígenas e quilombolas ocorrerá, a partir das 8h30, no Auditório Pérola, anexo à Unidade Amazônia. Já a atividade com os PcDs será realizada, a partir das 14h30, no miniauditório H1, situado na Unidade Rondon. No sábado, 12 de maio, a partir das 8 horas, haverá um café da manhã especialmente preparado para as mães universitárias calouras, com ações de beleza e atividades físicas e culturais, no Auditório Pérola (Unidade Amazônia).

Programação do dia 11 de maio destinada a Pessoas com Deficiência (PcDs).

No Campus de Alenquer haverá dia 7 de maio de 2018 a realização de aula magna com o tema "Desafios e perspectivas para o administrador contemporâneo", a ser proferida pelo professor Igo Leite, da Ufopa. Dia 8 de maio, a recepção dos calouros será realizada pelo reitor da Ufopa, Hugo Diniz. As atividades prosseguem até dia 11 com minicursos, apresentação de projetos de extensão e de pesquisa, trote solidário e atividades de esporte, cultura e lazer. Em Oriximiná, haverá um sarau cultural dia 7, além de uma série de palestras dias 8, 9 e 10. A programação termina no sábado, 12, com atividades esportivas.

Unidades Acadêmicas - Em Santarém, a recepção dos novos alunos nas unidades acadêmicas ocorrerá no períoro de 7 a 10 de maio. Cada instituto preparou uma programação especial para os calouros, que terão a oportunidade de conhecer os docentes e coordenadores dos cursos de graduação, além de salas de aulas e laboratórios. Haverá ainda atividades específicas de cada instituto, como gincanas, trilhas, visitas, palestras, mostra de trabalhos científicos, entre outras.

Na quarta-feira, 9, os alunos ingressantes no Instituto de Biodiversidade e Florestas (Ibef) poderão participar de uma visita à Fazenda da Ufopa, situada na rodovia Curuá-Una. No Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) um dos destaques da programação será a realização do Salão de Orientação e Extensão Científica, que ocorrerá também dia 9, das 14 às 18 horas, na Unidade Tapajós, com a apresentação de projetos e trabalhos acadêmicos realizados alunos e docentes. Já dia 18 de maio, das 14 às 18 horas, na Unidade Tapajós, ocorrerá a Gincana do IEG.

O Instituto de Ciências e Tecnologia das Água (ICTA) programou uma série de visitas aos laboratórios do instituto, além de apresentações sobre os cursos de graduação. Dia 9 (quarta-feira), os calouros do Bacharelado em Ciências Biológicas farão, pela manhã, uma trilha no Juá. O Instituto de Saúde Coletiva (Isco) também preparou uma programação bem diversificada, com destaque para visita dos calouros ao navio Abaré dia 9 de maio.

Além de visitas aos laboratórios, os calouros do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) poderão participar de uma série de palestras promovidas pelos cursos de graduação do instituto. Também dia 9, os calouros dos cursos de Antropologia e Arqueologia farão uma visita guiada ao Laboratório de Arqueologia, situado na Unidade Tapajós, e ao sítio arqueológico do Porto. O Instituto de Ciências da Educação (Iced) haverá, dias 8 e 9 de maio, palestras, exibição de filmes e atividades complementares específicas de cada curso. Já a programação do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) ocorrerá dia 15 de maio.

Programação de recepção dos calouros do CFI.

O encerramento da programação em Santarém ocorrerá dia 2 de junho com a realização dos Jogos dos Calouros 2018. Na ocasião, haverá modalidades como vôlei de praia feminino e masculino; futsal feminino e futebol society masculino. Também haverá a modalidade de recreação com jogos de xadrez, tênis de mesa, pebolim, damas e karaokê. Os jogos terão como sede a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com início marcado para as 8h.

Acompanhe a programação completa da Semana do Calouro 2018 na Ufopa aqui no site da Proen.

Confira fotos da Recepção aos Calouros 2018 na página da Ufopa no Flickr.

3/5/2018, atualizado em 7/5/2018.