Ultima atualização em 3 de Abril de 2019 às 18:48

Seminário debate reforma no ensino médio do Brasil até quinta, 4 de abril

A reforma no ensino médio brasileiro foi tema da mesa-redonda promovida nesta quarta, 3 de abril de 2019, primeiro dia de programação do seminário do grupo de estudos e pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) da Ufopa. Para a coordenadora adjunta do HISTEDBR, Profa. Dra. Lília Colares, “é importante discutirmos com a comunidade acadêmica porque é um tema bastante atual. Estamos fazendo esses estudos da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) porque precisamos ter ciência do que aconteceu na história para não repetirmos os erros. Mas, infelizmente, o que a gente vê na reforma atual é um retrocesso na educação”.

De acordo com um dos líderes do grupo, Prof. Dr. Anselmo Colares, a reforma posta na atualidade se assemelha muito à reforma Capanema, implantada no período do Estado Novo, governo de Getúlio Vargas. “Essa reforma estancava o número de pessoas indo ao ensino superior, porque criava, na prática, um sistema duplo de ensino, onde havia uma escola para as classes dirigentes e uma escola para os pobres. Para o pobre, a escola técnica-profissional, para que ele fique onde está. Já para as classes economicamente superiores era dada a condição de prosseguir nos estudos, chegando ao êxito da universidade. Analisando a atual reforma, enxergamos pontos de convergência com a Capanema. Por isso dizemos que ela é um retrocesso”, enfatiza.

Segundo Colares, a atual proposta de reforma se limita ao currículo escolar. “Como vamos melhorar a qualidade da educação, sem pensar na estrutura física das escolas, sem pensar na condição de trabalho e salário dos professores, sem pensar em políticas públicas que possam fazer com que os alunos e suas famílias possam continuar seus estudos? Na hora que você tira tudo isso e altera apenas o currículo, você claramente demonstra que é um faz de conta”, avalia o docente.

O seminário “Reforma do Ensino Médio no Brasil” segue até quinta-feira, 4 de abril, com a realização da conferência “O ensino médio e a formação dos adolescentes”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Luiz Percival Britto, da Ufopa, sendo mediada pela professora Maria José Cardozo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento está sendo realizado no auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon da Ufopa, no Campus Santarém. A programação também inclui banca de qualificação e o lançamento do e-book Educação e Realidade Amazônica - Volume 4, do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE/Ufopa).

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/3e0e7d31f7c17b7a198f821c4674d26d.JPG

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/655359bdb3dd673201c1ab018dfa8062.JPG
Fotos: Bartolomeu Rodrigues - Comunicação/Ufopa.

3/4/2019