Ultima atualização em 11 de Dezembro de 2019 às 22:11

Seminário destaca a importância do acesso à educação para o sujeito surdo

O ensino de surdos na educação básica foi a temática principal do IV Seminário Nacional de Educação de Surdos, realizado nos dias 9 e 10 de dezembro na Universidade Federal do Oeste do Pará. Durante as palestras, mesas de discussão e oficinas, os participantes do evento refletiram sobre a importância da língua e do profissional intérprete, além da viabilização dos direitos garantidos pelo Decreto nº 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

O seminário foi coordenado pela professora Eleny Cavalcante, do Instituto de Ciências da Educação (Iced). Ela destacou que a programação proporcionou reflexões muito significativas sobre a temática. “Com o evento, tivemos a oportunidade de refletir tanto teoricamente, pelas palestras, quanto com as pessoas dos municípios para conhecer a realidade deles e pensar em novas estratégias para realizar a educação desse indivíduo, valorizando sua cultura, sua língua, e o lugar da língua de sinais em sua escola, que precisa ser cada vez mais valorizado”, ressaltou.

Durante o seminário se discutiu sobre os principais desafios na educação dos surdos. Os debates giraram em torno, principalmente, da formação dos educadores, pontuada pelos palestrantes e pelos participantes do evento. “Para realizar a inclusão, seja do surdo ou de qualquer pessoa com deficiência, não basta só querer. É preciso ter um subsídio teórico, prático, didático-pedagógico para trabalhar com esses alunos. Então, o grande desafio é a questão da formação desses professores, não só dos que estão no AEE (atendimento educacional especializado), mas de todos os professores das diferentes disciplinas que estão no ensino regular”, ressaltou a coordenadora.

Para a professora Eleny, é importante a sensibilização de todos os professores para que acolham o aluno surdo, entendendo que ele é um sujeito capaz de aprender. Segundo ela, por meio da língua de sinais, o aluno surdo pode se desenvolver, pode aprender e pode, inclusive, buscar outros espaços mais avançados na educação e na vida profissional.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/7ce6333f68e4856f2dadc4a6518ad534.jpg

As atividades do IV Seminário Nacional de Educação de Surdos ocorreram no auditório da Unidade Tapajós e em espaços da Unidade Rondon, ambas no Campus Santarém. Do evento participaram professores da educação básica e acadêmicos de Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Juruti, Itaituba, Monte Alegre, Santarém e Belém.

Além das discussões, houve momentos culturais com apresentação de músicas e danças interpretadas em Libras.

11/12/2019

Discussão sobre o ensino do português para surdos na educação básica