Ultima atualização em 26 de Junho de 2019 às 16:36

Seminário do Celepi discute desenvolvimento profissional colaborativo de professores de inglês

Começou nesta quarta-feira, 26 de junho de 2019, no Campus Santarém da Ufopa, o II Seminário do Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (II SCelepi), que tem por objetivo apresentar as ações realizadas por esse grupo de estudo e de pesquisa, que hoje conta com 11 professores  da Ufopa, quatro pesquisadores externos e 46 alunos de graduação e pós-graduação. A programação conta com minicursos, conferências e mesa-redonda.

Pela manhã, foi realizada no auditório da Unidade Tapajós a conferência de abertura, ministrada pela professora Yuriko Yumamoto Baldin, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A programação continua nesta quarta-feira com comunicações, pela manhã e à tarde, de ações de pesquisa, ensino e extensão realizadas pelos membros do Celepi.

Às 16 horas, no auditório da Unidade Tapajós, haverá uma mesa-redonda com o tema “Inglês como meio de instrução em cursos de Licenciatura em Letras-Inglês”, com a participação dos professores Elder Koei Itikawa Tanaka, Kátia Lais Schwade de Jesus Oliveira, Maria Luiza Fernandes da Silva Pimentel, Nilton Varela Hitotuzi, Paola Piovezan Ferro e Sílvia Cristina Barros de Souza Hall.

Na quinta-feira, 27, o evento prossegue na Unidade Rondon, com a realização de minicursos, pela manhã; e lançamento de livro e conferência de encerramento, à tarde, no miniauditório HA1 do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Celepi - Vinculado ao curso de Licenciatura em Letras da Ufopa, o Celepi é coordenado pelos professores Nilton Varela Hitotuzi e Elder Koei Itikawa Tanaka, ambos do Iced. O centro atua em nove linhas de pesquisa: Análise e desenvolvimento de material didático para o ensino de inglês; Ensino e formação de professores de língua inglesa na Amazônia; Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais; Pensamento crítico e ensino e aprendizagem de línguas adicionais; Educação Escolar Indígena; Estudos Culturais; Língua, Texto e Discurso; Pós-colonialismo e Estudos da Linguagem; e Teacher Professional Development through Lesson Study.

Confira aqui a programação e outras informações do Celepi.

26/6/2019

Conferência de abertura do II SCelepi. Foto: Igor Santos (estagiário/Comunicação Ufopa).