Ultima atualização em 11 de Setembro de 2021 às 09:59

Setembro Amarelo: campanha traz o tema do suicídio para o debate público

Ufopa desenvolve ações ao longo do ano para combater o problema

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. Isso significa que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio, a cada ano, ao redor do mundo. A informação é repassada pelo Dr. Wallace Gomes Leal, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), pesquisador na área de Neurociências e autor do artigo “Quando uma vida se apaga: a neurobiologia do suicídio”, disponível na Internet.

Ele chama atenção para o problema neste dia 10 de setembro de 2021, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Com pós-graduação em Neurociência, o professor explica no vídeo a origem dessa data e fala também sobre o que ocorre no cérebro de uma pessoa capaz de tirar a própria vida.

Mas o que leva alguém a tomar uma atitude tão extrema como cometer suicídio? A esta e outras questões o professor responde, de maneira muito didática, em vídeo que pode ser acessado aqui: https://www.youtube.com/watch?v=1WiTu5-V47k&feature=youtu.be.

Campanha Setembro Amarelo na Ufopa — A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) desenvolve diversas atividades permanentes para combater o problema no âmbito institucional por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV).

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) também realiza atividades ao longo do ano para combater o problema no âmbito da comunidade acadêmica. Em 2021, por causa da pandemia, as psicólogas que atuam na Proges estão realizando atendimentos virtuais nos quais são atendidos alunos dos campi fora de sede.

Para mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo, acesse o link: https://www.setembroamarelo.com/.

Lenne Santos — Comunicação/Ufopa, com informações do Prof. Wallace Gomes Leal

10/09/2021