Ultima atualização em 27 de Setembro de 2019 às 11:39

Setembro Amarelo termina nesta sexta-feira, com minicurso e exibição de filme

Ao longo da semana diversas atividades foram realizadas em alusão à campanha “Setembro Amarelo”, promovida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém (PA). Uma das ações foi a ciranda pedagógica “Vinculação afetiva e aprendizagem: dialogando sobre interações qualitativas no âmbito da Universidade”, ministrada pela pedagoga Helana Miranda, do Núcleo de Gestão Pedagógica (Nugepe), no dia 26.

A atividade teve o intuito de “falar sobre os vínculos afetivos no processo de ensino-aprendizagem e promover esse espaço de qualidade, de troca e de confiança, no qual eles possam recorrer ao professor, no sentido de fortalecer a relação”, explicou a psicóloga Viviane Canto, da organização do evento.

Promovida pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges), por meio da Diretoria de Acompanhamento Estudantil (DAE) e do Núcleo de Psicologia (NUPSI), a campanha termina nesta sexta-feira, 27 de setembro de 2019, com a conferência “Educação, sofrimento e suicídio: reflexões críticas acerca das relações de trabalho e estudo nos ambientes universitários”, a ser ministrada pelo professor Nilson Berenchtein Netto, da Universidade Federal de Uberlândia, a no auditório da Unidade Rondon, pela manhã. À tarde, o professor Nilson Netto ministrará o minicurso "Trabalho e Educação no processo de construção social, histórica e cultural do suicídio", a partir das 14 horas, no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon.

A conferência do Prof. Nilson Berenchtein Netto pode ser acompanhada pelo YouTube aqui.

Outra atividade será a exibição do filme “Se enlouquecer não se apaixone”, organizada pela Diretoria de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas (DPEAA) da Proges, com a participação das psicólogas Yara Caripuna e Luanna Figueira, a partir das 14 horas, na sala 106 (sala de cursos da CDD), na Unidade Amazônia.

27/9/2019

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/1167c44d96544313aa4d8e040421a4f9_ePjt4oy.jpg

Ciranda pedagógica sobre vinculação afetiva e aprendizagem. Foto: Ayla Tapajós (Comunicação/Ufopa).