Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 25 de Setembro de 2018 às 10:53

Setembro Azul: Núcleo de Acessibilidade apresenta propostas a vereadores


Nesta quarta-feira, 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Para lembrar a data, o Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, a Associação de Surdos e a Associação de Intérpretes de Libras reúnem-se com os vereadores na Câmara Municipal de Santarém para apresentar propostas de melhorar a vida das pessoas que convivem com a surdez na região Oeste do Pará.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Ufopa, Kellen Garcia, “a  ideia é preparar um documento, para ser enviado aos vereadores, com as reivindicações e propostas de quem convive com a surdez aqui na região Oeste do Pará”.

A reunião integra as comemorações do Setembro Azul – mês dedicado às pessoas que vivem com surdez. Desde o fim do mês de agosto uma extensa programação está sendo realizada para comemorar o mês.  

A comemoração do Setembro Azul foi idealizada durante o XIII Congresso Mundial da Federação de Surdos, ocorrido na Austrália em 1999, com a realização da cerimônia do laço azul para lembrar as vítimas da opressão e do audismo – preconceito sofrido por quem tem surdez.

No próximo dia 28 de setembro será realizado, na Casa da Cultura, às 18h30, o II Festival Cultural Setembro Azul de Santarém.

No mês de outubro, em data ainda a ser definida, será realizada a segunda edição do Fórum de Criação e Elaboração dos Sinais Regionais do Oeste do Pará, que ocorrerá na unidade Rondon da Ufopa.

Confira aqui a programação completa do setembro Azul.

Comunicação/Ufopa

25/9/2018

Notícia relacionada:

Setembro Azul: Ufopa realiza série de ações voltadas para educação de surdos

Notícia em destaque