Ultima atualização em 21 de Janeiro de 2022 às 01:11

Setenta atletas participam do I Desafio de Natação da Ufopa na praia do Maracanã

Realizado na manhã deste domingo, 5 de dezembro, na praia do Maracanã, o I Desafio de Natação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) contou com a participação de 70 atletas, que nadaram 1,5 km nas águas do rio Tapajós. Todos os participantes receberam medalhas e os três primeiros colocados de cada categoria – servidores, discentes e comunidade externa – receberam troféus. Também houve premiação por faixa etária.

Nicole Lima Nascimento, de apenas 13 anos, foi a nadadora mais rápida, chegando em primeiro lugar entre as mulheres. “A corrida foi ótima. Esperei muito dessa competição e fiquei muito confiante com a minha chegada”, comemora a jovem, que fez o percurso em 42 minutos. “Acredite no seu potencial”, ensina a futura triatleta, que, além da natação, também gosta de praticar corrida e ciclismo.

“O rio estava com uma correnteza muito forte, mas deu para fazer uma boa prova e, também, para brincar com o pessoal, que é isso que importa, o espírito esportivo”, conta Adriano Patrese Lobato, de 33 anos, que foi o primeiro nadador a concluir a prova. “Gostaria de agradecer à Ufopa pela realização do evento. É muito bom ter competições esportivas em Santarém, especialmente de natação, uma atividade que é pouco divulgada na nossa cidade”.

Organizado pela empresa Crono Santarém, o I Desafio de Natação integra o Circuito Esportivo da Ufopa, promovido pela Coordenação de Esporte e Lazer (CEL) em comemoração ao aniversário de 12 anos da Universidade. “Isso faz parte de um investimento da Universidade para a melhoria da qualidade de vida não somente dos nossos alunos e servidores, mas também de toda a cidade”, explica o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, que participou da atividade esportiva.

“Estamos iniciando esse processo de investimento em esporte, cultura e lazer, tão importante para a nossa comunidade”, afirma a professora Aldenize Xavier, escolhida pela comunidade para ser a próxima reitora da Universidade. “Nos próximos anos teremos um forte investimento na área esportiva. Iremos implantar o Complexo Poliesportivo da Ufopa e vamos trabalhar na nossa orla, para termos a realização do nosso evento esportivo acontecendo dentro do nosso campus”.

Os próximos desafios do Circuito Esportivo serão: a IV Corrida da Ufopa, que ocorrerá na quarta-feira, 8 de dezembro, pela manhã, com um percurso de 6 km, passando na Unidade Tapajós e ruas vicinais; e o I Desafio Ciclístico, a ser realizado no próximo sábado, 11 de dezembro, a partir das 16 horas, na Fazenda Experimental da Ufopa, localizada na Rodovia Curuá-Una, km 37.

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/d76d526e2be0b97f5ff602e8fa406346.jpeg
Pódio masculino: Adriano Patrese Lobato, de 33 anos, foi o primeiro nadador a concluir a prova.

Maria Lúcia Morais — Comunicação/Ufopa

05/12/2021

Pódio feminino: Nicole Lima Nascimento, de apenas 13 anos, chegou em primeiro lugar entre as mulheres. Foto: Acervo Ufopa.