Desculpe, o seu navegador não suporta JavaScript!

Universidade Federal do Oeste do Pará

Ultima atualização em 10 de Setembro de 2019 às 16:01

Símbolo de resistência, Jornada Acadêmica começa com cultura e discute ética em pesquisa com pessoas


Alunos, servidores e professores prestigiaram a abertura oficial da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa, ocorrida na manhã da segunda-feira, 9 de setembro de 2019, no auditório da Unidade Tapajós, Campus Santarém. Maior evento científico da universidade, com mais de 2.100 participantes inscritos, a Jornada integra as principais ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica ao longo do ano.

“Em 2019 ultrapassamos a marca de 2.100 participantes inscritos, o que denota o envolvimento de toda a comunidade na produção e socialização de conhecimentos da nossa universidade”, afirmou a pró-reitora de Ensino de Graduação, Solange Ximenes, que preside o Comitê Gestor da Jornada. “Este é o maior movimento de resistência que poderíamos expressar, dado o atual cenário de ataque às universidades, as maiores produtoras de ciência do país”.

Além da professora Solange Ximenes, que representou a Reitoria da Ufopa na solenidade, a mesa de abertura contou com a presença da pró-reitora de Gestão Estudantil, Lidiane Leão, que destacou a importância da realização do I Fórum Integrado de Ações Afirmativas e de Assistência Estudantil, a ser realizado nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório da Unidade Tapajós; e do pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado Lima, que convidou a todos para participarem das atividades do V Salão de Extensão. Também participaram da mesa a professora Raimunda Costa, representando os docentes da universidade; Madma Gualberto, membro do Comitê Gestor da Jornada, representando os técnicos; Jéssica Pires, do Campus Oriximiná, representando os discentes; e a professora Dávia Talgatti, de Oriximiná, representando as unidades acadêmicas da Ufopa.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/b319cf9da60542e03dc4a8ea1865d006.jpg
Mesa de abertura da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa.

 

Representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), a diretora de Pós-Graduação, Lenise Vargas Flores da Silva, também participou da solenidade, ressaltando o desafio de integrar as ações de ensino, pesquisa e extensão, visando a realização do evento. “As pró-reitorias se envolveram muito para inovar nesse evento. Estamos disponíveis para integrar, para fazer algo diferente, pois temos que mostrar para as comunidades interna e externa as ações da universidade”.

Lenise da Silva também destacou as diversas atividades que a Proppit promoverá ao longo da Jornada. “Temos seis eventos ligados à pesquisa e à pós-graduação, como a Mostra de Vídeos da Pós-Graduação, o I Encontro de Alunos Egressos da Pós-Graduação e o Seminário de Iniciação Científica e de Pós-graduação integrados, que conta com 530 trabalhos inscritos, sendo 418 da iniciação científica e 112 da pós-graduação”, revela.

Outra novidade será a realização do Painel de Internacionalização da Ufopa, organizado em parceria com a Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (Arni) para dar visibilidade ao potencial de internacionalização da universidade. Aberto ao público, o painel será realizado na sexta-feira, 13 de setembro, a partir das 18 horas, no auditório da Unidade Tapajós, com a participação de alunos da pós-graduação da Ufopa que fizeram intercâmbio no exterior e de alunos de outros países que estão fazendo a pós-graduação na Ufopa.

Ética em Pesquisa – Após a solenidade de abertura, a professora Heloísa Nascimento, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), apresentou palestra sobre o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP), que está sendo implantado na Ufopa. Em Santarém, apenas a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) possuem CEPs estruturados e em funcionamento. Os CEPs “são colegiados interdisciplinares e independentes, de relevância pública, com caráter consultivo, deliberativo e educativo, criados para defender os interesses dos participantes de pesquisas em sua integridade e dignidade, visando contribuir no desenvolvimento de pesquisas dentro de padrões éticos”, explica Nascimento.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/655f93641d7f905af5867c777cc18d8f.jpg
Professora Heloísa Nascimento, do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Ufopa.

 

“Toda pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, deverá ser submetida à apreciação de um comitê de ética em pesquisa”, esclarece. “A coleta de dados só pode ser iniciada após aprovação do protocolo de pesquisa pelo CEP. Além disso, todos os participantes deverão assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e sua participação deve ser voluntária”.

Cultura - A solenidade de abertura também contou com apresentações culturais integradoras, com a participação de discentes dos campi fora da sede. O Coletivo de Estudantes Quilombolas de Oriximiná destacou o combate ao racismo, com a performance da discente Jéssica Pires, que declamou o poema “Gritaram-me Negra”, de Victória Santa Cruz.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/e5a4a5960226edd8d764a3850524e6e1.jpg
Jéssica Pires, durante a declamação do poema "Gritaram-me Negra".

 

Em seguida, foi a vez do grupo de carimbó Raízes Pintacuia, formado por alunos do curso de Aquicultura do Campus de Monte Alegre, trazer para o palco a alegria colorida desse ritmo paraense.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/40f9763bf6874b990c13e3cb759f9d0f.jpg
Apresentação do carimbó Raízes Pintacuia, com alunos de Monte Alegre.

Alunos do Campus de Óbidos também marcaram presença, com a apresentação musical “Terra Pauxis”, que narra a formação do município.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/35b4a3b00e74dbe84f50d655928bd17b.jpg
Apresentação do “Terra Pauxis”, com alunos de Óbidos.

 

Com o tema “Conexões com a Comunidade”, a 8ª edição da Jornada Acadêmica da Ufopa prossegue até o dia 14 de setembro, no Campus Santarém, com vasta programação científica e cultural aberta ao público e à comunidade acadêmica.

Confira aqui a programação completa da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa.

Mais informações no sítio do evento.

Texto e fotos: Maria Lúcia Morais - Comunicação/Ufopa

10/9/2019

Comunidade acadêmica prestigiou a abertura da 8ª edição da Jornada da Ufopa.

Notícia em destaque