Ultima atualização em 7 de Dezembro de 2018 às 09:32

Sinfra inicia obras de pavimentação e manutenção predial na Unidade Tapajós

A Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou na segunda-feira, 15 de outubro, obras de manutenção e pavimentação no sistema viário da Unidade Tapajós. Os serviços consistem em recuperação das caixas coletoras, bocas de lobo, poços de visitas, bem como suas respectivas tampas, meio-fio, calçada, pavimentação, manutenção predial e reparos na infraestrutura da caixa d’água.

Ao todo, são sete frentes de trabalho, que envolvem 31 operários. Os serviços incluem também a pavimentação das principais vias, o que será realizado por etapas. Inicialmente, está prevista a colocação de 235 m de extensão de blokrets, que serão assentados entre os blocos 3 e 4 da Unidade Tapajós.

“A pavimentação das vias será em piso de concreto intertravado (blokrets), conforme especificações do projeto”, informou o superintendente de Infraestrutura, Vítor Viana. Ele informou também que o piso a ser utilizado está estocado desde 2013, em uma área atrás do Laboratório de Arqueologia. “Este tipo de piso, além de ser mais sustentável por ser permeável e não derivar de petróleo, também é mais viável para manutenções”.

A ação deve melhorar a circulação, tanto de veículos como de pedestres, além de reduzir a poeira nociva da brita espalhada pelas vias, eliminar os pontos de alagamento e garantir a acessibilidade.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/3f39f0f41a4de22f85e606d2107ab179_1BLODvy.jpg

Em cinco meses, a gestão superior reiniciou as obras que estavam paradas há pelo menos 5 anos. A vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier, explica como foi possível essa retomada: “A Ufopa possui uma força de trabalho extraordinária, que parecia estar adormecida. O que estamos fazendo é fortalecer a integração. Equipes multifuncionais que agora estão integradas, unidas por objetivos em comum, que é o bem da universidade”.

Ela explica também a respeito da otimização dos recursos para o cumprimento dos contratos: “Isso se deu repactuando e reconectando os servidores com os objetivos estratégicos institucionais, como ocorreu com a centralização dos recursos, que possibilitou o pagamento dos contratos e obras como esta da pavimentação da unidade Tapajós”.

Xavier reitera os desafios institucionais: “Nosso desafio é criar um ambiente de trabalho favorável à produtividade, saudável ao servidor, onde os esforços individuais sejam revertidos em resultados coletivos, trazendo orgulho em fazer parte de algo maior”.

Outra frente está executando trabalho de reparos na antiga caixa d’água, que tem 20 metros de altura, bastante danificada pela ação do tempo. “As ferragens estavam expostas; recuperamos a estrutura para dar mais segurança”, garantiu a arquiteta da Ufopa, Cátia Oliveira Magalhães. Ela também acompanha de perto o cumprimento das regras de segurança exigidas no canteiro de obras e informa que serão instalados guarda-corpos para dar mais segurança.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/ecafdd930045ea2b1f0d155caa38326d_RmjIWNl.jpg

A obra é acompanhada por um engenheiro responsável, e também pelo mestre de obras, Aron Lima, que, experiente e cuidadoso, diz que cuida de cada um dos operários como se fosse seu filho: “Eles passam a maior parte do tempo aqui no trabalho. Sempre que eles vão fazer alguma coisa, nós fazemos questão de checar cada detalhe: o cinto de segurança, o trava-quedas, o cabo de aço, os EPIs, os certificados de segurança etc., porque a segurança aqui é em primeiro lugar”.

Serão executados reparos também na parte interna da estrutura. O trabalho de impermeabilização está sendo feito pelo operário Emerson Freitas, que tem larga experiência com esse tipo de atividade. Depois de ficar 8 meses desempregado, ele comemora a ocupação na empresa terceirizada que está executando o serviço: “Perdi meu emprego há 8 meses e de lá para cá só estava fazendo bicos, agora estou aqui nesta obra”, comemora.

“Assim, pedimos a compreensão de todos pelos possíveis transtornos causados pela ação e informamos que a finalização dos serviços para a primeira etapa está prevista para ocorrer em 40 dias, contados a partir da data de início da obra”, finalizou Viana.

Comunicação Ufopa, com informações da Sinfra

18/10/2018