Ultima atualização em 26 de Dezembro de 2018 às 15:14

Sistema SIGAA será atualizado

Entre os dias 7 e 11 de janeiro de 2019 o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) passará por processo de atualização e, por isso, ficará indisponível. A ação está sendo feita por meio de parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) já que as mudanças vão atingir diretamente os módulos de graduação, que envolvem docentes e alunos.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Solange Ximenes, esclarece sobre esta ação: "Embora a atualização do sistema vise otimizar as funcionalidades e garantir mais qualidade e agilidade no processamento das informações, será necessário que ele fique indisponível para a comunidade acadêmica nesse período".

Fora do Ar - Serviços como emissão de histórico, declaração de matrícula ou lançamentos em geral não poderão ser processados durante esse período (7 a 11 de janeiro de 2019). "Pedimos àqueles que vierem a necessitar desses serviços que solicitem antecipadamente à gestão acadêmica dos seus referidos cursos", reforça a pró-reitora Solange Ximenes,

André Rodrigues, da Coordenação de Sistemas do Ctic, explica a necessidade de atualização. “Estamos desde 2012 sem nenhuma atualização no SIGAA. Vamos trazer a versão 3.38, ou seja, vamos avançar 30 versões e ainda dar um salto de seis anos. Docentes e discentes vão passar a dispor de algumas funcionalidades que antes não existiam. As mudanças serão para melhor”, garante.

A diretora de Ensino, professora Kátia Correa, explica algumas mudanças que serão necessárias e que vão trazer “vantagens” para o próprio desenvolvimento dos componentes curriculares: “O novo sistema vai exigir necessariamente que o professor lance os seus planos de ensino no início do semestre. As notas e as frequências também deverão ser lançadas ao longo do semestre, e não apenas no final. Por outro lado, ao final do semestre o professor não conseguirá consolidar as notas se essas informações não estiverem disponibilizadas no sistema”, alerta.

A professora Kátia Correa chama a atenção também para as coordenações de curso, que deverão finalizar os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) para serem cadastrados no SIGAA. Ela faz um apelo aos professores: “É importante que os professores se informem a respeito dessa atualização, busquem informações”.

“O sistema tem muitos parâmetros que são subutilizados; nesse sentido essa atualização vai permitir uma melhor utilização do SIGA e uma melhor interatividade com os alunos e um melhor uso do ponto de vista pedagógico e acadêmico”, finaliza Correa.

O Sistema SIGAA foi desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de informatizar procedimentos da área acadêmica, e é composto por diversos módulos como graduação, pós-graduação, entre outros.

A pró-reitora Solange Ximenes faz um pedido aos docentes e servidores: "Essas mudanças são necessárias e vão melhorar a nossa vida acadêmica; por isso, nós pedimos paciência a todos neste momento, pois o sistema poderá apresentar algumas inconsistências ao longo dos primeiros meses de funcionamento. Por outro lado, estaremos com uma equipe de plantão na Proen, junto com o Ctic, para sanar as dúvidas e os problemas que vierem a ocorrer, da melhor maneira possível".

Serviço:

• Dúvidas com relação à atualização do SIGAA devem ser enviadas ao e-mail dra@ufopa.edu.br, com o assunto Atualização do SIGAA.
  • O telefone para contato é (93) 2101- 6758.

Comunicação Ufopa

21/12/2018