Ultima atualização em 19 de Outubro de 2018 às 10:25

Contra o racismo institucional: manifestação da Ufopa sobre denúncia do MPF

Com relação à denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra aluno da Ufopa por comentário racista em página do Facebook da Universidade, a Ufopa informa que:

1) - A postagem do referido comentário racista ocorreu durante a transmissão ao vivo, na página do Facebook da Ufopa, de ritual indígena, realizado durante a recepção dos calouros (indígenas e quilombolas), no dia 11 de maio de 2018.

2) - A Ufopa apoia a investigação e a denúncia do MPF, uma vez que a Universidade tem somado esforços para implementar políticas de ações afirmativas e de promoção de igualdade étnico-racial, tendo em vista o grande contingente de indígenas e quilombolas na região.

3) - A Ufopa dará início, ainda este mês, a um processo de sindicância para apuração dos fatos. Neste ano, a Universidade determinou a primeira punição por racismo institucional: dois alunos que tiveram condutas racistas em um grupo privado de troca de mensagens foram punidos com 60 dias letivos de suspensão. O caso foi acompanhado de perto pela Reitoria da Ufopa e a punição foi estabelecida com base em parecer jurídico emitido pela Procuradoria da Universidade.

4) - Atualmente, a Ufopa possui 737 alunos de graduação ingressantes por meio dos processos seletivos especiais, sendo 487 indígenas e 250 quilombolas, e mantém diversas políticas de ações afirmativas voltadas para dar apoio acadêmico, financeiro e psicológico a esses estudantes.

Também estão abertos os Processos Seletivos Especiais Indígena e Quilombola para 2019, com a oferta de 81 novas vagas para candidatos indígenas e 77 vagas para candidatos quilombolas. Vale destacar que, desde 2011, em uma iniciativa pioneira, a Ufopa realiza o processo seletivo especial indígena, com vagas exclusivas para essa população.

Para saber mais sobre os processos seletivos especiais: http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/ufopa-lanca-editais-dos-processos-seletivos-especiais-indigena-e-quilombola-2019/.

5 - A Reitoria da Ufopa informa que está cuidando diretamente do caso e seguirá todas as orientações do Ministério Público Federal, visando a tomar as devidas providências institucionais e administrativas, de acordo com o regimento interno da Universidade.

Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará

19/10/2018