Ultima atualização em 3 de Fevereiro de 2023 às 18:08

Talento Universitário: Capes premiará mil alunos de graduação com R$ 5 mil cada

Gratuitas, as inscrições serão realizadas até o dia 22 de fevereiro pela Internet.

Mil estudantes de graduação vão receber R$5 mil cada um. Esta é a proposta do Prêmio CAPES Talento Universitário. A ação vai premiar os alunos que alcançarem as melhores notas em uma prova de conhecimentos gerais, com 80 questões de múltipla escolha, que será aplicada em todo o País, no próximo dia 26 de março.

O prêmio é voltado para alunos de graduação que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022. Além disso, é preciso que o concorrente esteja regularmente matriculado em instituição de ensino superior pública, privada ou militar, e não tenha débitos com a Capes ou com outras agências de fomento à pesquisa.

São 24 mil vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro, pelo formulário on-line no site da premiação. Os locais de prova serão divulgados a partir de 2 de março. Santarém é uma das cidades escolhidas para a aplicação da prova, com 50 vagas disponíveis. O resultado final está previsto para ser publicado em maio, e o prazo para pagamento do prêmio vai até dezembro de 2023.

Premiação – O Prêmio Capes Talento Universitário tem o objetivo de: reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas; subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas que guardem correlacionamento com as competências finalísticas da Capes; e incentivar a formação de discentes que tenham se matriculado no ensino superior no ano de 2022.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Serviço: Prêmio Capes Talento Universitário

Texto: CGCOM/CAPES