Ultima atualização em 18 de Junho de 2019 às 12:12

Trabalhos de estudantes são premiados em exposição de recursos educacionais para o ensino de ciências

Estudantes do ensino superior e do ensino médio receberam premiação durante a I Exposição de Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências (I EREEC), realizado na última quinta-feira, 13 de junho, na escola municipal de tempo integral Frei Fabiano Merz, localizada à avenida Paulo Maranhão, bairro Caranazal.

Sob a organização do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico da Universidade Federal do Oeste do Pará (CPADC/Ufopa), a exposição foi realizada com o objetivo de incentivar professores em formação inicial, continuada e em exercício para o uso de recursos educacionais internos e externos à sala de aula no ensino de ciências. Também objetivou inserir no currículo escolar conhecimentos da área de Astronomia para docentes e estudantes da educação básica.

Além das exposições dos trabalhos, houve sessões com o planetário móvel, visualização da Lua com o técnico do laboratório de Física da Ufopa, visualização da Lua e planeta Júpiter com um astrônomo amador de Santarém e exposições de jogos do Laboratório de Aplicações Matemáticas da Ufopa.

Premiados

Na categoria Ensino Superior, receberam a premiação os acadêmicos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Curso de Licenciatura em Química da Ufopa. Com o 1º lugar foi reconhecido o trabalho “Construção de modelos atômicos tridimensionais com materiais alternativos e sua importância inclusiva”, desenvolvido pelos acadêmicos da Ufopa Carlos Gefferson Silva Falabelo, Ian Marcos Gomes Ramos e Márcio Ferreira Pereira. O orientador é o Prof. Dr. Fábio Rogério Rodrigues dos Santos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/981c20be4ab5964027cc30fb0f259ac5.png

Na mesma categoria, o 2º lugar foi do trabalho “Aplicação de um jogo didático para o ensino de química em uma escola pública estadual em Santarém – PA”, dos alunos Tainara Rodrigues da Silva, Igor Cruz de Souza, Isabelle Nassara, Karolayne Carvalho dos Santos e Sthefany Caroline dos Santos Mota, sob orientação, também, do Prof. Dr. Fábio Rogério Rodrigues dos Santos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/cae2dfc6f645055ada56de65398c6a0d.png

Eles  desenvolveram materiais inclusivos para mostrar a evolução do conhecimento em relação à estrutura do átomo e a criação do jogo “MEMORAI”, em que se relacionam os elementos químicos mais conhecidos e comuns com desenhos de frutas contidos em cartas.

Na categoria Ensino Médio, a premiação foi para o trabalho Ensino da estrutura do DNA por meio de material didático”, dos estudantes Fernando Pablo Cardoso Coelho e Jeielle Freire Vieira, das escolas Frei Othmar e Álvaro Adolfo, membros do Clube de Ciências do CPADC. Eles apresentaram a estrutura do DNA com materiais de baixo custo e acessíveis para construção.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/9bfda10ba2ab907492b996cb11fb4789.png

17/6/2019