Ultima atualização em 19 de Dezembro de 2019 às 16:49

Três alunos indígenas de Direito defendem TCC em dezembro

Três discentes indígenas que cursam Direito na Ufopa defenderam, neste mês de dezembro, seus trabalhos de conclusão de curso em Santarém, todos sob orientação do professor André Azevedo, do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS).

Quarta-feira, 11, foi o dia da defesa do primeiro indígena da etnia Wai Wai formado em Direito pela Ufopa. Zenildo Xeteyam Wai Wai defendeu o trabalho “Desafios na gestão territorial e ambiental de terras indígenas: realidade dos territórios indígenas Trombetas-Mapuera e Nhamundá-Mapuera” perante a banca composta pelos professores Judith Vieira (ICS), Ciro Brito (UFPA/Terra de Direitos) e pelo orientador.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/5614db3130007afd51c547d87f4f5f2b.jpg
Zenildo Xeteyam Wai Wai com professores Ciro Brito, André Azevedo e Judith Vieira

Na quarta-feira, 18 de dezembro, ocorreram mais duas defesas de TCC. A primeira foi do discente Jonas Manciki Wai Wai, com o trabalho “Educação indígena brasileira: a legalidade e os desafios do povo Wai Wai no processo de ensino-aprendizagem na Ufopa”. A banca foi composta pelos professores Túlio Novaes (ICS), Marília Leite (Instituto de Ciências da Educação/Iced e Formação Básica Indígena), além da co-orientadora Terezinha Lira (Pró-Reitoria de Gestão Estudantil - Proges) e do orientador.

Ainda na tarde da quarta, 18, foi a vez do aluno Raimundo Abimael Ferreira dos Santos, da etnia Munduruku, defender seu trabalho intitulado “Terra indígena Taquara no município de Belterra (PA): processo de demarcação de direito originário em face dos atos administrativos". Ele apresentou o trabalho perante banca composta pelos professores Amadeu Cavalcante Junior (ICS), Túlio Novaes (ICS), pelo co-orientador Lucas Vieira e pelo orientador André Azevedo.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/a29abd5aefb6a855ae83afd4a5c643b5.jpg
Raimundo Abimael (ao centro) com professores da banca: Amadeu Cavalcante, André Azevedo, Lucas Vieira e Túlio Novaes.

Os alunos são, respectivamente, o terceiro, quarto e quinto indígenas formados bacharéis de Direito pela Ufopa.

19/12/2019

Jonas Manciki Wai Wai com professores Marília Leite (Iced), André Azevedo (ICS), Terezinha Lira (Proges) e Túlio Novaes (ICS).