Ultima atualização em 11 de Setembro de 2018 às 10:23

Turma de Agronomia participa de aula prática em Medicilândia

A turma de Agronomia 2015 da Ufopa participou de uma aula prática no município de Medicilândia entre os dias 30 de agosto de 2 de setembro. A atividade fez parte das disciplinas Economia, Administração Rural e Cooperativismo, Fruticultura e Culturas Industriais, Biologia e Controle de Plantas Daninhas e Aplicação de Defensivos Agrícolas, ministradas pelos professores Elvislley Chaves, Juan Daniel e Emerson Cristi.

O grupo visitou propriedades rurais para conhecer o trabalho desenvolvido na cultura do cacau, considerando que o município de Medicilândia é conhecido como a capital nacional do cacau, respondendo por aproximadamente 50% da produção do estado, com mais de 40.000 ha plantados, com produção de mais 52 mil toneladas em 2017, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (IBGE).

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/c0ec88a49c02fe5e69eb88cc4e0a865c.jpeg

Na atividade, os alunos também conheceram o trabalho desenvolvido com banana, cítricos, mamão, abacaxi, goiaba, manga e outras culturas. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer todos os processos que envolvem a produção, industrialização e comercialização das frutas.

A visita também proporcionou conhecimento sobre as práticas de gestão de propriedades rurais e cooperativas, observando questões inerentes ao custo de produção, mercado fornecedor, processo produtivo, qualidade do produto, marketing e vendas, entre outros aspectos.

/media/file/site/ufopa/imagens/2018/2d5d2552cc9f5ec40029f0a5deb73985.jpeg

Foi possível observar métodos de controle de plantas daninhas e identificar diversas espécies de plantas daninhas que ocorrem em sistemas agroflorestais e orgânicos de produção, além da infraestrutura e os recursos humanos disponíveis.

6/9/2018

Fotos: Professor Elvislley Chaves