Ultima atualização em 27 de Dezembro de 2019 às 15:57

Turma do doutorado SND da Ufopa recolhe uma tonelada de lixo na várzea de Santarém

A turma 2019 do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) da Ufopa realizou uma ação ambiental na comunidade Centro do Aritapera, região da várzea de Santarém, onde recolheu uma tonelada de lixo.

Realizada no último dia 19 de dezembro, a ação surgiu a partir das atividades da disciplina Ecossistemas Aquáticos e Continentais Amazônicos, as quais despertaram nos pesquisadores a atitude de efetuar um mutirão para recolher o lixo que estava acumulado na comunidade.

Os resíduos estavam armazenados em espaços construídos pelos moradores em suas próprias casas, aguardando vagas nos barcos de linha para transportá-los até Santarém.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/0282b91e9ec058f7ae04b87604547e5c.jpeg

A ação foi realizada em parceria com a colónia de pescadores Z-20 e com a organização Sapopema, que atua em atividades ligadas às comunidades. Participaram da ação 11 alunos do PPGSND e o professor Sérgio de Melo, que ministra a disciplina e coordena o curso de doutorado.

Comunicação/Ufopa com informações do PPGSND

27/12/2019

Turma do doutorado e comunitários do Centro do Aritapera. Fotos: Wandicleia Lopes.