Ultima atualização em 8 de Novembro de 2018 às 10:30

Ufopa 9 anos: comunidade acadêmica multicampi comemora aniversário da Universidade

Foram dois dias de comemorações: no dia 5 de novembro de 2018, data oficial de criação da Ufopa, nos campi fora da sede; e no dia 6 de novembro, em Santarém, sede da Universidade. Com o lema “Ufopa 9 anos: A certeza de uma universidade multicampi integrada”, o aniversário contou com uma diversificada programação cultural e acadêmica, que buscou refletir sobre os desafios da instituição para os próximos anos.

Além de uma mesa-redonda sobre pesquisa e desenvolvimento para a Amazônia, que contou com a participação de representantes de instituições parceiras, a comemoração em Santarém também foi marcada pela apresentação do Coral da Ufopa e pela conferência “Ufopa 9 anos”, proferida pelo reitor Hugo Alex Diniz. “É um momento muito especial para mim, pois é a realização de um sonho. É um privilégio muito grande participar como reitor da Ufopa”, afirmou Diniz, que fez um breve apanhado histórico da implantação da instituição, que já nasceu como uma universidade de médio porte, com uma infraestrutura multicampi. “Estamos vindo de uma história muito rica de formação de pessoas no Oeste do Pará. Temos orgulho dessa instituição que hoje é o maior bem público da nossa região”.

Além de apresentar dados novos sobre a instituição, Hugo Diniz falou sobre a evolução da qualidade dos cursos ofertados e destacou também a importância da produção científica da instituição. “Somos uma universidade que, de fato, produz ciência na nossa região. No entanto, poderíamos estar fazendo muito mais”. Outro desafio, segundo o reitor, é a integração, cada vez maior, com a educação básica, principalmente através de projetos de pesquisa. “Queremos transformar isso em uma política institucional. Nós, precisamos tratar a educação básica como uma área estratégica para a universidade”.

Ele também fez uma reflexão sobre as perspectivas de crescimento da universidade, apontando como principal meta a busca por recursos a serem investidos na ampliação e melhoria da infraestrutura dos campi. “Lançamos editais de licitação para a construção dos prédios de Alenquer e Itaituba. Já em Santarém, retomamos as obras do Bloco Modular Tapajós, com previsão de entrega para abril do próximo ano e início imediato da construção do próximo prédio”.

Confira aqui as fotos da programação de aniversário em Santarém.

Multicampi - Palestras, salão de orientação profissional, mesas-redondas, exposições de fotografias, ações ambientais, depoimentos, oficinas, atividades esportivas, atividades culturais e o corte do bolo de aniversário fizeram parte das programações nos municípios de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Comunidade acadêmica, órgãos públicos, organizações populares e a sociedade em geral foram convidados a fazer parte desse momento de celebração.

O diretor do Campus de Itaituba, professor Luamim Tapajós, destacou a importância das parcerias para a realização da programação, tanto com a comunidade acadêmica, quanto com a imprensa e o poder executivo do município.

Para a professora Raimunda Costa, diretora do Campus de Óbidos, celebrar os 9 anos da Universidade significa satisfação, alegria e esperança na consolidação da Ufopa. “Uma jovem instituição que nasceu arrojada ao assumir o desafio de atender a região e sua população com a produção de conhecimento científico, tecnológico e interdisciplinar, promover a redução das grandes demandas educacionais, sociopolíticas e profissionais e contribuir para qualificar a vida na sua região de abrangência”, destacou.

A diretora do Campus de Alenquer, professora Lidiane Leão, disse que "para quem presenciou e participou da criação e implantação da Ufopa no Oeste do Pará, ter a oportunidade e o privilégio de vê-la completar seus 9 anos é uma grande bênção. Além da deferência enquanto servidora, neste ano de 2018, tive a honra de comemorar o primeiro ano da expansão e consolidação do Campus de Alenquer da universidade na condição de sua primeira diretora”. Ela acrescentou que, para servidores e alunos, a celebração do aniversário da Ufopa nos campi envolve diversos sentimentos e motivações: gratidão, ética, unidade, cooperação, valorização das conquistas, perseverança na busca dos sonhos e responsabilidade profissional, social e ambiental.

Confira aqui as fotos do aniversário nos campi

8/11/2018