Ultima atualização em 18 de Março de 2021 às 10:33

Ufopa abre consulta pública sobre regulamentação de Processos Seletivos Especiais

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) abrem hoje, 16 de março, período de consulta pública sobre a minuta de regulamentação do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). As contribuições da comunidade acadêmica podem ser enviadas até o dia 14 de maio de 2021 por formulário eletrônico, disponível AQUI.

Institutos e campi também poderão encaminhar contribuições à Proges via memorando eletrônico. Na descrição do assunto do memorando eletrônico, deve-se inserir “Contribuição à regulamentação dos PSEs/Ufopa”.

A minuta também será discutida junto ao Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual do Pará (MPE) e representações indígenas e quilombolas.

A proposta de regulamentação tem por base documento elaborado pela comissão instituída pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), na terceira reunião extraordinária, realizada em 2018. Após o período de consulta pública, a minuta será consolidada e encaminhada para apreciação e deliberação pelo Consepe.

Os PSEs, como forma de ingresso para os cursos de graduação da Ufopa, têm previsão no Regimento de Graduação da Ufopa e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial. Atualmente, existem o PSE Indígena e o PSE Quilombola, mas novas propostas de processos seletivos especiais serão objeto de discussão institucional, considerando os princípios, objetivos e instrumentos da Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial.

Mais informações no site da Proges e da Proen.

Comunicação/Ufopa, com i/formações de Proges e Proen

16/03/2021. Atualizada em 18/03/2021