Ultima atualização em 23 de Agosto de 2021 às 15:48

Ufopa apoia CineAlter: Festival Latino-Americano de Cinema de Alter do Chão

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Pró-Reitoria da Comunidade Cultura e Extensão (Procce), é parceira do CineAlter: Festival Latino-Americano de Cinema de Alter do Chão, que é organizado pelo Instituto Território das Artes (ITA), em parceria com os moradores e fazedores de cultura da Vila Balneária de Alter do Chão, distante 70 km de Santarém.

O pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Marcos Prado, participou do lançamento do CineAlter, ocorrido no último dia 13 de agosto. Entre os participantes da entrevista coletiva de lançamento estava a embaixadora do Festival, a atriz e ativista Lucélia Santos.

“A Procce tem trabalhado no intuito de fomentar o audiovisual na região Oeste do estado do Pará. Esse fomento tem se dado por meio de parcerias com o Governo Federal, organizações não governamentais, e nós temos avançado nesse sentido. Neste ano e no ano passado nós estivemos desenvolvendo um projeto com a Secretaria do Audiovisual, ligada ao Governo Federal; estamos trabalhando a formação de pessoas que lidam com audiovisual na nossa região, essa formação é técnica e direcionada a diversos segmentos do audiovisual, um deles, no caso, o próprio cinema”, afirmou Prado.

Durante a live de lançamento, no dia 13 de agosto, o diretor do CineAlter, Raphael Ribeiro, ressaltou as diversas entidades envolvidas na construção do festival: “Estamos disponíveis para realizar um evento que tem a iniciativa de um projeto que vem sendo liderado por organizações locais socioculturais que têm história e legitimidades, muita força e envolvimento social”. Ele resumiu assim a essência do evento: “Manifesto pela vida em suas diversas formas”.

O CineAlter vai ocorrer de 19 a 23 de novembro de 2021, na Vila Balneária de Alter do Chão.

Mais informações sobre o CineAlter AQUI.

Lenne Santos — Comunicação/Ufopa

23/08/2021

Coletiva de imprensa de lançamento do CineAlter, 13/08/2021. Foto: Divulgação.