Ultima atualização em 16 de Outubro de 2020 às 12:25

Novo Regimento de Graduação da Ufopa é aprovado

Após um intenso processo de debate, o novo Regimento de Graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) foi aprovado no último mês de setembro pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Aprovado pela Resolução nº 331/2020, o documento normatiza a organização, estrutura e funcionamento de cursos de graduação da Universidade.

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) conduziu o processo de revisão e atualização do Regimento, iniciado em 2019 no II Fórum Interno de Graduação e finalizado na quarta edição do Fórum, em março de 2020. Também foram realizadas duas consultas públicas e discussões setoriais em todas as unidades acadêmicas e campi da Ufopa.

De acordo com a equipe da Proen, as principais mudanças foram a compatibilização das nomenclaturas com o Sigaa, definição de parâmetros na carga horária mínima optativa e complementar das estruturas curriculares dos cursos, início do horário noturno e regras de mobilidade interna.

O novo Regimento também trouxe a regulamentação do aluno especial na graduação, novas regras de prescrição acadêmica, definição das atribuições na realização dos procedimentos acadêmicos, regulamentação de retificação em registros acadêmicos, além de uma melhor definição dos procedimentos da progressão acadêmica e aproveitamentos de estudos e equivalências.

Acesse AQUI a Resolução nº 331/2020.

05/10/2020