Ultima atualização em 6 de Julho de 2020 às 08:32

Ufopa terá período letivo especial para concluintes e outorga de grau por meio virtual durante pandemia

Em reunião conjunta do Conselho Superior de Administração (Consad) e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) nesta quinta-feira, 2, foi aprovada a oferta do Período Letivo Especial (PLE) para estudantes concluintes dos cursos de graduação durante a emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

O PLE será realizado de maneira remota, com duração determinada e limitada. Serão ofertados componentes curriculares e outras atividades previstas nos projetos pedagógicos dos cursos por meio da Turma Virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), ficando autorizado o uso de outras plataformas virtuais. O formato remoto é distinto do Ensino à Distância (EaD), que é uma modalidade planejada com proposta pedagógica, materiais, ambiente e formato próprios.

Os discentes concluintes também poderão realizar a outorga de grau por ato administrativo, na modalidade virtual, durante o período de enfrentamento da Covid-19. As versões finais dos Trabalhos de Conclusão de Curso serão entregues em formato digital e os discentes deverão declarar conhecimento do juramento profissional da área de formação.

Revisão do planejamento institucional – A decisão faz parte das estratégias de revisão do planejamento institucional, que propõe ações voltadas para o trabalho remoto e o semestre letivo 2.1 de 2020. Na reunião, também foram apresentadas as atividades em andamento do plano, que abrange seis eixos de atuação: biossegurança, capacitação de servidores, apoios estudantis, orçamento e compras, atividades acadêmicas e administrativas e infraestrutura física e tecnológica.

Assista à reunião na íntegra:

03/07/2020. Atualizado em 06/07/2020