Ultima atualização em 28 de Maio de 2020 às 17:38

Ufopa aprova projeto no programa Residência Pedagógica da Capes

A Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do Instituto de Ciências da Educação (Iced), aprovou projeto institucional no programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com o edital nº 1/2020. O projeto proporciona 72 bolsas para estudantes da Ufopa (Campus Santarém) dos cursos de licenciatura em Biologia, Geografia, História, Letras, Matemática e Física, Informática Educacional e Pedagogia. Também participarão professores da educação básica de Santarém.

O programa Residência Pedagógica prevê a imersão dos alunos de licenciatura em atividades desenvolvidas em escolas de educação básica. Entre as atividades, a imersão deve contemplar regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e sob orientação de um docente da Universidade.

De acordo com o edital, do programa podem participar os estudantes que já concluíram pelo menos 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º semestre.

Em todo o Brasil, foram selecionadas 250 universidades, e entre elas a Ufopa.

O Programa Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores, e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica.

Mais informações sobre o programa no Portal da Capes.

27/5/2020