Ultima atualização em 1 de Setembro de 2021 às 08:53

Ufopa associa-se à Associação Brasileira de Saúde Coletiva

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está entre as novas instituições associadas à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entidade que congrega pesquisadores da área e foi uma das associações fundamentais para a consolidação do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).

A representação da Ufopa se dá a partir do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), que apresenta, atualmente, três cursos de graduação: Farmácia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Bacharelado em Saúde Coletiva. Na pós-graduação, os professores do Isco estão presentes na Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família para Populações do Baixo Amazonas e no Mestrado em Ciências da Saúde.

Associando-se à Abraco, a Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do Isco, entra em um grupo de discussão nacional que orienta e sustenta as discussões de saúde coletiva e saúde pública. A Ufopa é uma das seis instituições associadas da região Norte e a única totalmente sediada no interior da Amazônia.

Professor Rui Harayama, do Isco, entende que essa associação junto à Abrasco representa um significativo avanço nos aspectos relativos à saúde coletiva: “A ideia é que a aliança entre Ufopa e Abrasco possa qualificar e reverberar as demandas e reflexões colhidas em nossos diálogos com os movimentos sociais e em pesquisas, os impactos dos agrotóxicos, modelos de atendimento à saúde em contextos ribeirinhos, indígenas e rurais, o impacto do mercúrio, mineração e de grandes projetos de desenvolvimento, entre outros temas serão ativamente articulados a partir dessa formalização”.

Para o diretor do Isco, professor Wilson Sabino, a associação da Ufopa à Abrasco possibilita um foco especial para a região: “A importância dela é o reconhecimento nacional e internacional dessa associação, que agrega vários pesquisadores brasileiros renomados internacionalmente”. O diretor também destacou o fato de a Abrasco abrigar o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação e de Graduação de Saúde Coletiva. Segundo ele, isso representa um fortalecimento do Isco, principalmente quanto à formação dos alunos.

Quanto ao papel da Abrasco, “um grande destaque dessa associação para a comunidade acadêmica brasileira é o fortalecimento dos cursos de graduação e articulações entre entidades civis, científicas e de movimentos sociais. Com certeza, a Universidade Federal do Oeste do Pará só tem a ganhar com isso”, finalizou professor Wilson.

Sobre a Abrasco

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) tem mais de 40 anos, foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em saúde coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.

Sua forte participação na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 17 a 21 de março de 1986, estabeleceu sua postura intransigente de defesa da proposta ali consagrada do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovada na Constituição de 1988.

A Associação apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas e realiza os maiores congressos da área na América Latina, congregando mais de 7.500 congressistas em um único evento.

Confira no site da Abrasco:

Novos associados institucionais ampliam a representatividade da Abrasco

31/08/2021