Ultima atualização em 14 de Maio de 2020 às 11:10

Ufopa colabora com MEC em portal que monitora funcionamento e ações de instituições de ensino superior durante pandemia

Está no ar desde abril o portal de monitoramento de ações e funcionamento de instituições de ensino superior federais durante a pandemia de Covid-19. Lançada pelo Ministério da Educação (MEC), a ferramenta é fruto de uma parceria do MEC com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

A plataforma permite acessar informações sobre as iniciativas em universidades e institutos federais durante a pandemia de Covid-19. “Ela mostra, por exemplo, o andamento das aulas, das atividades administrativas e de pós-graduação, se estão em funcionamento, suspensas/parcialmente suspensas, ou se estão sendo realizadas de forma remota. Mostra datas, com previsão de saída, dispostas em formato tabular e em mapas. Também tem indicadores, com informação consolidada sobre os quantitativos de alunos, técnicos e docentes afetados pela pandemia”, explica o professor Marcel Romano, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa.

Segundo o docente, o objetivo é informar de forma rápida e transparente sobre o funcionamento das instituições, além de “agregar as ações de enfrentamento realizadas pelas IES, possibilitando articulações, parcerias e sinergia entre iniciativas semelhantes de diferentes IES ou mesmo facilitando a obtenção de recursos para o incremento ou continuidade das mesmas, por meio da sociedade civil organizada”.

O portal apresenta também um painel de ações, através do qual os gestores das instituições de ensino superior podem divulgar, de forma detalhada, ações realizadas em suas entidades na rede. As informações incluídas no painel são atualizadas automaticamente e são públicas, fornecidas pelas próprias instituições de ensino através do Portal da Transparência. “No trabalho, formulários foram elaborados e preenchidos pelos responsáveis pelas IES, com forte articulação das secretarias do MEC. Nós ajudamos a juntar as informações públicas sobre o funcionamento da rede, bem como as informações de alunos, professores e técnicos administrativos, para consolidar isso no painel”, esclarece Romano.

Saiba mais sobre a plataforma – O painel tem um ícone de "Ações de enfrentamento". Ao clicar nele, o usuário tem acesso a mais de 1.200 ações realizadas que já alcançam, ao todo, 26,1 milhões de pessoas. O portal lista trabalhos das instituições de ensino superior, como produção e distribuição de equipamentos de proteção individual.

Há também abas para verificar o funcionamento das universidades e dos institutos federais. O internauta, por meio de um mapa do Brasil e de gráficos, saberá se a instituição que pesquisa tem aulas parciais, remotas, normais ou suspensas. É possível verificar em qual data foi feita a última atualização das informações.

No botão “Painel Geral”, está disponível um raio-X do sistema federal de ensino, com números dos docentes, discentes, técnicos e do percentual de funcionários com atividades suspensas das instituições.

Acesse AQUI o painel.

14/5/2020