Ultima atualização em 24 de Março de 2022 às 10:39

Ufopa começa novo período letivo nesta segunda-feira, 21 de março

Na segunda-feira, 21 de março de 2022, a Universidade Federal do Oeste do Pará começou novo período letivo, correspondente a 2021.2. As aulas seguem até 15 de julho.

Nos meses de janeiro e fevereiro, as unidades acadêmicas desenvolveram atividades relativas ao planejamento do novo período acadêmico.

Em decorrência da pandemia da covid-19, as aulas de 2020.1 foram interrompidas e só retornaram em fevereiro de 2021. Desde então, a Ufopa vem atualizando os períodos letivos gradativamente, de acordo com as discussões junto às unidades acadêmicas e com as definições do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Primando pela segurança sanitária da comunidade acadêmica da Universidade, tanto em Santarém quanto nos demais municípios onde a Ufopa tem seus campi e núcleos acadêmicos, a volta presencial continua sendo realizada de forma gradativa. A resolução nº 371, de 18 de março de 2022 do Consepe, regulamenta as atividades acadêmicas para o semestre letivo 2021.2, da Ufopa, em face do cenário pandêmico da covid-19, e altera dispositivos da resolução do Consepe nº 363, de 20 de setembro de 2021. A nova resolução permite aos professores que trabalham conteúdos práticos, aulas de laboratório, entre outras atividades complementares, a realização de atividades presenciais. Aulas teóricas já poderão ser realizadas presencialmente, mas parte dos componentes também poderá ser ministrada de forma remota.

A diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, professora Dra. Kátia Corrêa, alerta que para esse novo período letivo continua a exigência de cumprimento das determinações do Plano de Biossegurança da Ufopa, como uso de máscara, aferição de temperatura e obrigatoriedade de apresentação da carteira de vacina com esquema vacinal atualizado para acesso aos espaços públicos da universidade. Professora Kátia reforça que entre esses espaços estão: salas de aula, laboratórios, cantinas, bibliotecas e ônibus da Ufopa. Essas orientações constam na Instrução Normativa 29 da Reitoria (acesse aqui).

Sobre o Calendário 2022

O calendário letivo 2022.1 está previsto para começar no segundo semestre deste ano. A Ufopa ainda trabalha na conclusão dos editais do Processo Seletivo Regular (PSR), do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ), que vão possibilitar a entrada dos novos alunos para o ano de 2022.

Os editais devem ser publicados no mês de abril.

Matéria relacionada:

21/03/2022

Período letivo 2021.2 vai até 15 de julho de 2022.