Ultima atualização em 5 de Novembro de 2020 às 17:25

Ufopa completa 11 anos neste 5 de novembro

A Universidade Federal do Oeste do Pará completa hoje, 5 de novembro, 11 anos de criação. Mesmo com os limites impostos pela pandemia da Covid-19, as celebrações estão sendo realizadas com eventos virtuais e um presencial, no município de Itaituba, com a inauguração da nova sede do campus da Ufopa naquele município.

Apesar dos desafios vividos por toda a sociedade, a comunidade acadêmica da Ufopa comemora este momento com esperança. “A Universidade é um sonho e o maior patrimônio da nossa região e se mostrou muito presente no enfrentamento desta pandemia, unindo-se a outras instituições”, enfatizou o reitor Hugo Alex Diniz. Ele destacou ações como o fornecimento de alimentação pelo Restaurante Universitário, fabricação de equipamentos de proteção, a realização de testes no Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol), atendendo a todos os municípios da região, e os serviços levados pela equipe do navio-hospital-escola Abaré às comunidades ribeirinhas.

Por conta disso, a campanha de aniversário da Ufopa, produzida pela equipe de Comunicação, destaca pontos fundamentais da Universidade, como os saberes que são produzidos em benefício de toda a sociedade, assim como o fazer, o realizar, considerando as ações desenvolvidas a partir do saber. Destaca-se também a força da comunidade acadêmica, que, em meio a tantos desafios, mostrou-se forte para continuar a missão da Ufopa durante a pandemia, reafirmando a referência da Universidade como instituição que está sempre a serviço da população.

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/02f2578fc83f1d59db513170e80c51cd.jpg

/media/file/site/ufopa/imagens/2020/393c24186252baa38be7857ff1946df8.jpg

Sobre a Ufopa

Criada em 5 de novembro de 2009, por meio da  Lei nº 12.085, é a primeira instituição federal de ensino superior com sede num dos pontos mais estratégicos da Amazônia, no município de Santarém, a terceira maior cidade paraense, mundialmente conhecida por suas belezas naturais, com destaque para o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas. A criação da Ufopa faz parte do programa de expansão das universidades federais e é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual se prevê a ampliação do ensino superior na região amazônica.

A Ufopa nasceu como universidade multicampi. Surgiu da incorporação do Campus de Santarém da UFPA e da Unidade Descentralizada Tapajós da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), as quais mantinham atividades na região Oeste paraense. A Ufopa assimilou também outras unidades da UFPA e da Ufra para a formação dos campi de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Em Santarém, a Ufopa mantém suas atividades em três unidades: Unidade Rondon, localizada no bairro Caranazal; Unidade Tapajós, no bairro Salé; Unidade Amazônia, no bairro Fátima.

Nossas redes sociais:

Matérias relacionadas:

Ufopa 11 anos: programação de aniversário já começou

Sede da Ufopa em Itaituba será inaugurada nesta quinta, 5 de novembro

Ufopa 11 Anos: Iced arrecada doações para Asilo São Vicente em Drive-Thru Solidário no dia 5

05/11/2020

Preparada com o saber, forte para realizar