Ultima atualização em 20 de Janeiro de 2022 às 23:40

Consun aprova título de Doutor Honoris Causa para o educador Paulo Freire

Homenagem póstuma será concedida em sessão solene do Consun

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) aprovou, durante reunião ocorrida nesta terça-feira, 7 de dezembro, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao educador Paulo Freire. A homenagem póstuma vem no ano do centenário de seu nascimento. Paulo Freire é um dos mais renomados e premiados educadores brasileiros.

O título honorífico de Doutor Honoris Causa foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros. “Essa iniciativa vem num momento muito especial de comemoração em torno de reconhecimento do trabalho do professor Paulo Freire, que neste ano faria cem anos”, afirmou o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, que preside o Consun. Ainda segundo o reitor, este é o “maior reconhecimento acadêmico [concedido pela Ufopa] ao pesquisador, que merece, mais do que nunca, o nosso reconhecimento”.

A iniciativa de conceder o título honorífico partiu dos integrantes do Instituto de Ciências da Educação (Iced), através do processo 232044002645/2021-29, encaminhado ao Consun, no qual foi constituída Comissão Especial para a análise do mérito da proposta. Posteriormente, a solicitação foi encaminhada à Câmara de Legislação e Normas (CLN), que pelo seu relator, Maike Joel Vieira da Silva, emitiu parecer quanto aos aspectos formais.

O diretor do Iced, professor Edilan Quaresma, procedeu à leitura do parecer nº 10/2021, elaborado pelo relator da CLN e aprovado pela câmara, sendo apresentada decisão favorável à concessão do título. O relatório detalhou, além do histórico do processo, aberto em março deste ano, uma apresentação dos feitos do homenageado. Durante a leitura do documento, o Edilan Quaresma lembrou que Paulo Feire tem livros publicados em 15 línguas diferentes, prestou serviço para a Organização das Nações Unidas (ONU) e já recebeu título semelhante nas principais e mais renomadas universidades ao redor do mundo.

Hugo Diniz lembrou que a Ufopa já concedeu título honorífico aos professores Fernando Haddad (USP) e Jorge Guimarães (doutor em Biologia), e ao instrumentista Sebastião Tapajós. O reitor sugeriu a realização de uma sessão solene — ainda sem data marcada — para “destacar” a concessão deste título póstumo.

Lenne Santos — Comunicação/Ufopa

07/12/2021

Paulo Freire em 1977. Fonte: Wikipedia.