Ultima atualização em 6 de Outubro de 2020 às 12:40

Ufopa conclui PLE e estuda formas para retomada das atividades de ensino

A Universidade Federal do Oeste do Pará conclui neste dia 3 de outubro o Período Letivo Especial (PLE), que foi ofertado neste segundo semestre de 2020 para os alunos concluintes de diversos cursos.

Segundo dados da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen), houve a solicitação de 394 matrículas no PLE. Para as aulas, foram ofertados 305 componentes na plataforma de gestão de atividades acadêmicas (Sigaa), como vídeos, textos e outros materiais, com registro de uma significativa participação dos alunos. Também foram utilizadas outras plataformas que ajudaram a dinamizar o Período Letivo Especial.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufopa, professora Solange Ximenes, destacou o envolvimento dos professores e dos alunos que participaram do PLE, considerando que tiveram de passar por capacitação e adaptação para o uso desses novos recursos.

O PLE também foi pensando para ser um momento experimental em que se pudesse analisar a possibilidade de retomada das atividades de ensino na instituição. “O Período Letivo Especial foi oferecido exclusivamente remoto. Com isso, foi possível avaliar, ainda de forma preliminar, possibilidades de atuação da instituição nesse contexto em que há necessidade de distanciamento social”, disse Ximenes.

Retomada

A respeito das discussões para a retomada das atividades presenciais na Ufopa, professora Solange destacou que o ponto de partida é o Plano de Biossegurança da Universidade, que vai nortear esse planejamento da volta a partir desse novo cenário com a pandemia, garantindo a segurança dos servidores e dos alunos.

Segundo ela, o PLE possibilitou fazer reflexões sobre os passos a serem pensados para uma possível retomada das aulas com atividades remotas. “Não há ainda previsão de datas para o retorno das aulas na Universidade. Agora se encerra o PLE, que foi, exclusivamente, remoto. Estamos trabalhando num cenário para uma retomada em janeiro de 2021, mas esse cenário ainda precisa ser avaliado e os modelos serão discutidos”, acrescentou Ximenes.

A pró-reitora destacou que a confirmação de uma data da retomada também depende do planejamento das unidades acadêmicas, da avaliação das possibilidades de oferta, preparação de material para as aulas, entre outros encaminhamentos acadêmicos e administrativos que precisarão ser discutidos nos Conselhos Superiores da Universidade.

Matérias relacionadas:

02/10/2020