Ultima atualização em 29 de Setembro de 2021 às 09:50

Ufopa dá início ao processo eleitoral para escolha de candidatos aos cargos de reitor e vice

A primeira etapa será a realização, no dia 26 de novembro, de consulta prévia e informal junto à comunidade acadêmica para indicação ao Conselho Universitário de candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deu início ao processo eleitoral para a escolha de candidatos aos cargos de reitor e vice-reitor para o quadriênio de abril de 2022 a abril de 2026. O processo consiste de duas etapas principais: a primeira, com a realização no dia 26 de novembro de consulta prévia e informal junto à comunidade acadêmica para indicação de candidatos ao Conselho Universitário (Consun); e a segunda, com a composição de lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC).

O Consun já definiu as normas para a consulta à comunidade acadêmica por meio da Resolução nº 289; e para a elaboração da lista tríplice, por meio da Resolução nº 290. Podem se candidatar aos cargos de reitor e de vice-reitor professores integrantes da carreira do magistério superior, ocupantes dos cargos de professor titular ou de professor associado 4, ou que possuam título de doutor. O prazo final para o pedido de desincompatibilização dos candidatos é 8 de outubro. Já a inscrição das candidaturas, que serão por chapas, ocorrerá no período de 11 a 15 de outubro.

De acordo com a Resolução nº 289, a consulta prévia e informal à comunidade acadêmica será realizada no dia 26 de novembro de 2021, de 8h às 21h, integralmente pelo Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIG Eleição), disponível na página https://sigeleicao.ufopa.edu.br. A consulta será organizada por uma Comissão Eleitoral de Consulta (CEC), composta por nove membros efetivos das três categorias — três discentes, três docentes e três técnicos administrativos em educação — escolhidos em assembleia convocada pela entidade representativa de cada categoria.

São considerados eleitores docentes efetivos, substitutos e visitantes; técnicos administrativos efetivos; discentes da graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu, desde que regularmente matriculados no período letivo vigente; e servidores legalmente afastados da instituição por motivo de licença para tratamento de saúde, licença-maternidade, licença-capacitação e para qualificação profissional.

As chapas inscritas terão um mês para fazer campanha, de 25 de outubro a 25 de novembro, quando será permitida a divulgação dos programas das chapas por meio de debates, vídeos, entrevistas, visitas às instalações de ensino, pesquisa e extensão e aos setores administrativos, respeitado o Plano de Biossegurança da Ufopa, bem como as normativas internas vigentes referentes à realização das atividades acadêmicas e administrativas. Como forma de prevenção ao avanço da pandemia da Covid-19 e de conservação do meio ambiente, está proibida a distribuição de material impresso, devendo todo o material de campanha ser divulgado exclusivamente de forma on-line e conter o número e o nome da chapa.

Confira:

Resolução nº 289, de 23 de setembro de 2021: estabelece normas para a consulta prévia e informal para fins de indicação, pela comunidade acadêmica, ao Conselho Universitário, de candidato a reitor e vice-reitor da Ufopa para o quadriênio de abril de 2022 a abril de 2026.

Resolução nº 290, de 23 de setembro de 2021: estabelece normas para fins de escolha dos nomes que comporão a lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor da Ufopa para o quadriênio de abril de 2022 a abril de 2026, a ser encaminhada ao Ministério da Educação.

Confira as principais datas da Consulta à Comunidade Acadêmica:

• Prazo final para o pedido de desincompatibilização dos candidatos: 8 de outubro de 2021

• Prazo para inscrição de chapas: 11 a 15 de outubro de 2021

• Homologação das chapas: 18 de outubro de 2021

• Período de campanha: 25 de outubro a 25 de novembro de 2021

• Publicação da lista de votantes: 16 de novembro de 2021

• Consulta direta à comunidade universitária: 26 de novembro de 2021

• Publicação do resultado preliminar da consulta: 26 a 27 de novembro de 2021

• Interposição de recursos ao resultado preliminar da consulta: 29 e 30 de novembro de 2021

• Resultado dos recursos interpostos e publicação do resultado final: 1º de dezembro de 2021

• Envio ao Consun, pela CEC, do processo administrativo constando os atos da consulta realizados: 2 de dezembro de 2021

• Reunião do Consun para homologação do resultado da consulta à comunidade: 7 de dezembro de 2021