Ultima atualização em 20 de Abril de 2021 às 17:41

Ufopa discutirá Processos Seletivos Especiais com lideranças indígenas e quilombolas

Para este mês de abril estão marcadas duas reuniões ampliadas da Comissão Assessora para os Processos Seletivos Especiais (Capse) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) com as lideranças e representações estudantis indígenas e quilombolas e representantes das unidades acadêmicas. Nos encontros estarão em pauta as diretrizes dos editais do Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e do Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ) para ingresso nos cursos de graduação da Universidade em 2021.

As reuniões serão realizadas de forma remota, pela plataforma Google Meet. A primeira será no dia 26 de abril de 2021, segunda-feira, das 9h30 às 17h com as lideranças e representações indígenas. (Programação disponível AQUI.)

O encontro com as lideranças e representações quilombolas será no dia 28 de abril de 2021, quarta-feira, das 9h30 às 17h. (Programação disponível AQUI.)

A Capse é formada por representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen) e da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (Proges) e por um grupo de professores que coordena os PSEs.

Sobre os processos seletivos especiais

Os processos seletivos especiais, como forma de ingresso para os cursos de graduação da Ufopa, estão previstos no Regimento de Graduação da Ufopa (Resolução nº 331/2020/Consepe/Ufopa) e na Política de Ações Afirmativas e Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Resolução nº 200/2017-Consepe/Ufopa). Atualmente, ocorrem o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) e o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ).

O PSEI teve início no ano de 2010, ainda sob a coordenação da Universidade Federal do Pará (UFPA), com a reserva de vagas para estudantes indígenas. Até este ano, 597 estudantes ingressaram nos cursos de graduação da Ufopa através do PSEI.

O primeiro PSEQ, destinado a estudantes de comunidades quilombolas, ocorreu em 2015, e já se possibilitou o ingresso de 391 quilombolas na Universidade.

Matéria relacionada: Ufopa abre consulta pública sobre regulamentação de Processos Seletivos Especiais

20/04/2021