Ultima atualização em 20 de Outubro de 2021 às 08:34

Ufopa distribui kit de biossegurança no processo de retomada gradual das atividades

No âmbito do Programa de Ações Emergenciais (Paem) de combate à pandemia da Covid-19 na Universidade Federal do Oeste do Pará, a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH) desenvolve o projeto Prevenção e combate à covid-19 em superfícies de trabalho nos espaços da Ufopa e mapeamento epidemiológico dos servidores. O projeto consiste na distribuição de kits de biossegurança aos servidores, considerando-se o plano de retomada gradual das atividades na Universidade.

Chamado de Kit Retomada Servidor, o material entregue é composto de quatro máscaras personalizadas em tecido, duas máscaras N95 (PFF2), um frasco de 50ml de álcool 70% em gel e um borrifador de 500ml de álcool líquido 70% para limpeza de superfícies. Para os servidores que atendem diretamente ao público, o kit também contém uma máscara face shield.

A distribuição está sendo feita de forma gradual, de acordo com a retomada das atividades, tanto nas Unidades da Ufopa em Santarém quanto nos campi regionais.

A entrega dos kits é feita por agendamento para evitar aglomerações. As unidades e campi devem encaminhar sua solicitação para o e-mail ridh@ufopa.edu.br.

A diretora da RIDH, Flávia Rebello, informou que o álcool líquido está sendo preparado pela Farmácia Universitária da Ufopa, numa parceria da Rede com o Instituto de Saúde Coletiva (Isco). Ela lembra que os espaços coletivos também recebem os borrifadores com álcool líquido 70%.

Mapeamento epidemiológico

Após a entrega dos kits aos servidores, será feito um levantamento, via questionário eletrônico, com o objetivo de fazer um mapa epidemiológico dos servidores e familiares mais próximos.

Entre as questões a serem solicitadas no questionário estão: doenças prévias, quadro de vacinas, práticas de exercícios físicos, entre outras informações que poderão ajudar a indicar outras atividades ligadas à saúde e qualidade de vida dos servidores.

Kit para os alunos

Em parceria com a gestão institucional da Ufopa, a RIDH também desenvolve a ação de distribuição de kits aos alunos da universidade.

O kit Retomada Aluno é composto por duas máscaras de tecido e um frasco de 50ml de álcool gel. A distribuição começou pelos alunos calouros quilombolas e indígenas.

Aos demais a entrega será feita à medida que forem retornando às atividades presenciais e as unidades forem realizando os pedidos.

19/10/2021

Kit de biossegurança para os servidores da Ufopa