Ultima atualização em 10 de Fevereiro de 2023 às 11:53

Ufopa divulga calendários acadêmicos para 2023

Estão disponíveis para consulta os calendários acadêmicos da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para 2023. Os calendários, que definem os períodos letivos, foram aprovados pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), conforme as Decisões nº 54/2022 (graduação) e nº 55/2023 (pós-graduação).

Graduação – Por causa das alterações nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade devido à pandemia de Covid-19, as aulas dos cursos de graduação para o semestre de 2023/1 iniciam-se no dia 7 de agosto de 2023 e vão até o dia 9 de dezembro de 2023. As atividades desse período deverão estar consolidadas até o dia 16 de dezembro de 2023.

Entre os eventos mais relevantes do calendário acadêmico está a XI Jornada Acadêmica, prevista para ocorrer no período de 11 a 16 de setembro. Já as outorgas de grau devem seguir cronograma específico, que será elaborado pela equipe de Cerimonial da Ufopa, porém, no primeiro semestre deverão ocorrer nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2023, e no segundo semestre entre os meses de julho, agosto e setembro de 2023.

Também foram aprovados os cronogramas de atividades dos programas Parfor e Forma Pará, este último desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, com a oferta de cursos de graduação em cidades do Baixo Amazonas e da Transamazônica.

Pós-graduação – Os cursos de pós-graduação seguem calendário específico, diferente daquele da graduação. O semestre letivo iniciou no dia 2 de janeiro de 2023 e vai até o dia 14 de julho. Já o segundo semestre se inicia em 18 de julho de 2023 e termina em 29 de dezembro de 2023.

Em data ainda a ser definida, ocorrerão no segundo semestre de 2023 o Workshop de Pesquisa e Pós-Graduação e o X Seminário de Pós-Graduação, dentro da programação da XI Jornada Acadêmica.

Acesse:

09/01/2023. Atualizada em 10/02/2023.