Ultima atualização em 23 de Fevereiro de 2021 às 11:50

Ufopa e 5ª URE lançam cartilha sobre direitos da comunidade escolar

Foi lançada a cartilha “A escola e a rede intersetorial: construindo caminhos para assegurar direitos". O documento é fruto da parceria entre Ufopa e a 5ª Unidade Regional de Educação (URE), vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Pará, após a realização de oficinas com profissionais da rede de educação, em outubro de 2020.

Segundo Edileusa Maria Lobato Pereira, técnica em gestão pública e assistente social da 5ª URE, “a cartilha tem o objetivo de realizar um trabalho preventivo e informativo, considerando a importância de oportunizar aos profissionais da educação o conhecimento da Rede Intersetorial. Entendemos que a escola está inserida em um território, em uma comunidade, e é um espaço de relações sociais onde podem surgir diversas demandas, por isso, é fundamental estarmos atentos às questões que emergem no contexto escolar, bem como é importante acolher e realizar os encaminhamentos que se fizerem necessários”.

Com o tema sobre a intersetorialidade, as oficinas foram conduzidas pelo professor Rui Harayama, do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa. A apresentação foi exibida no canal da 5ª URE, dia 15 de fevereiro deste ano.

Para Cassiane Perin Fanale, técnica em gestão pública e psicóloga da 5ª URE, “a importância de conhecer a rede, acioná-la quando for necessário, realizar parceria com as instituições e com os profissionais que compõem essa rede são fundamentais para garantir direitos das crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão matriculados na rede de ensino de nosso município”.

O professor da Ufopa Ruy Harayama disse que “a parceria entre a Universidade e a educação básica, na implementação de parcerias para pensar a intersetorialidade e garantia de direitos da comunidade escolar é essencial. Essa cartilha é um convite para que profissionais na educação pensem em como tecer alianças nos territórios onde sua escola está inserida".

Baixe AQUI a cartilha “A escola e a rede intersetorial”.

Oficina sobre intersetorialidade (canal da 5ª URE no YouTube).

22/02/2021