Ultima atualização em 26 de Fevereiro de 2019 às 17:35

Ufopa e Câmara Municipal de Santarém assinam acordo de cooperação

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Câmara Municipal de Santarém assinaram na manhã desta quinta-feira, 21 de fevereiro, acordo de cooperação técnica com o objetivo de promover o intercâmbio científico e a realização de projetos conjuntos. Assinaram o termo o reitor da Ufopa, Hugo Alex Carneiro Diniz, e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Emir Machado de Aguiar, com a presença do vereador Daian Serique.

O reitor Hugo Alex Diniz ressaltou a importância da aproximação entre a Ufopa e o Poder Legislativo de Santarém. Lembrou que este é um acordo de cooperação que deve envolver várias áreas da Universidade e já falou do primeiro plano de trabalho a ser executado: “O nosso primeiro plano de trabalho envolve a catalogação de documentos históricos da Câmara por parte dos nossos pesquisadores e alunos do curso de História e nossos servidores da Coordenação de arquivo”. É um começo de aproximação entre a universidade e o Legislativo Municipal de Santarém”.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/77991357d70a853f5601ca2033cdbb78.jpg

“Pretendemos convergir esforços para resgatar esse patrimônio histórico que a Câmara de Vereadores tem e que precisa ser bem resguardado, pois conta a história de Santarém”, afirmou a vice-reitora da Ufopa, Aldenize Xavier.

O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emir Machado Aguiar, falou da necessidade de digitalização do acervo de documentos e da preservação da memória da casa legislativa. “Nós precisamos desse trabalho, e nada melhor do que a Ufopa para nos auxiliar por meio desta parceria. Em junho deste ano, o Poder Legislativo completa 190 anos e esperamos que até lá já tenhamos algo concretizado”, finalizou.

Jefferson Fernando Fernandes, servidor da Coordenação de Arquivo da Ufopa, falou da participação e dos próximos passos para a concretização do acordo: “Pretendemos realizar uma visita técnica a esse local onde se encontra a documentação, e daí então traçar o plano de ação, que envolve a identificação da documentação existente e os processamentos técnicos que serão necessários; e vamos também propor um plano de classificação e uma tabela de temporalidade para que possamos então viabilizar o acesso da população a essa documentação que trata da história da cidade de Santarém”.

Integrante do Centro de Documentação Histórica do Baixo Amazonas (CDHB) e professora do curso de História (Iced), Isabel Tereza Creão Augusto ressalta o papel dos alunos neste acordo de cooperação. “Assim como o Arquivo Central, nós vamos dar consultoria e, de alguma forma, destinar parte dos nossos alunos bolsistas para trabalhar com essa documentação. Em primeiro lugar, organizando, higienizando, identificando; enfim, todo o trabalho de entendimento, reconhecimento e tratamento desta documentação será realizado com o auxílio instrumental do Arquivo Central”.

Na ocasião, o reitor e a vice-reitora apresentaram ao presidente da Câmara Municipal uma proposta de “permuta de área”, cujo objetivo é resolver a situação dos moradores da rua Santana, que estão instalados há cerca de 40 anos num terreno que pertencia à União e foi doado à Ufopa. “Estamos pedindo a incorporação de algumas vias de acesso em troca da área onde os moradores estão residindo hoje”, afirmou a vice-reitora. Ela informou também que a Prefeitura de Santarém já tem um pedido semelhante ao que foi apresentado à Câmara.

Comunicação Ufopa

21/2/2019

Assinatura do acordo de cooperação técnica e científica entre Ufopa e Câmara Municipal de Santarém. Gabinete da Reitoria, 21/2/2019. Foto: Elivaldo Reis (CMS)