Ultima atualização em 27 de Novembro de 2019 às 19:45

Ufopa é homenageada em sessão especial na Câmara de Vereadores de Santarém

Em celebração aos seus dez anos de criação, completados no dia 5 de novembro de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu uma homenagem em sessão especial da Câmara de Vereadores de Santarém, na tarde desta terça-feira, 26 de novembro. A iniciativa partiu do vereador Dayan Serique (PPS), ex-servidor da Universidade, que destacou a importância da Ufopa como polo universitário para a região e como marco por ser a primeira universidade com sede em uma cidade do interior do estado do Pará.

“Esta sessão se deu devido aos dez anos de atuação da Universidade, que se consolidou em Santarém e também atua em outros municípios do Oeste paraense. E, assim, reconhecer o trabalho que a Ufopa já realizou através dos conhecimentos distribuídos à sociedade”, destacou o vereador autor do requerimento da sessão especial.

O reitor da Ufopa, Prof. Dr. Hugo Alex Diniz, ressaltou que o apoio e reconhecimento da casa parlamentar é extremamente importante. “Com a proximidade da Câmara de Santarém nós temos um apoio, porque aqui é a casa do povo e reconhecer o nosso maior patrimônio público é de alto valor para todas da Ufopa”, frisou.

Personagens que atuam na Ufopa ou que já fizeram parte da história da Universidade, que foi a primeira a ser fundada no interior da Amazônia, foram homenageados com diplomas de reconhecimento durante a cerimônia, a que estiveram presentes representantes do Governo do Estado do Pará, da Prefeitura Municipal de Santarém, de instituições ligadas à educação, além de servidores e alunos da Ufopa.

A sessão também contou com a participação do coral da Ufopa, composto por acadêmicos e servidores da Universidade, que apresentou canções regionais, e da banda de música da Polícia Militar do Pará em Santarém. Foi ainda exibido o filme comemorativo dos dez anos da Ufopa, produzido pela Coordenação de Comunicação da Universidade (clique aqui para assistir).

Os homenageados na sessão especial foram: Hugo Diniz, reitor da Ufopa; Aldenize Ruela Xavier, vice-reitora; Raimunda Nonata Monteiro, primeira reitora eleita da Ufopa; José Seixas Lourenço, ex-reitor da UFPA e primeiro reitor da Ufopa; Maria Marlene Escher Furtado, Aldo Gomes Queiroz e Elinei Pinto dos Santos, ex-coordenadores do Campus Santarém da UFPA; Ronan Manuel Liberal Lira, ex-prefeito de Santarém (durante sua administração a Prefeitura Municipal doou à UFPA a área da atual Unidade Rondon da Ufopa); Raimundo Navarro dos Santos, ex-secretário de Educação; Nilson Pinto de Oliveira, ex-reitor da UFPA e atual deputado federal; e José Roberto Branco Ramos, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém.

27/11/2019

Personagens ligadas à história da Ufopa receberam homenagem da CM de Santarém. Foto: Ascom/CM de Santarém, 26/11/2019.