Ultima atualização em 6 de Julho de 2022 às 10:03

Ufopa e parceiros lançam livro sobre biodiversidade da Flona do Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e outras instituições parceiras no Brasil e no exterior lançam o livro Biodiversidade na Floresta Nacional do Tapajós e na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, com o objetivo de descobrir mais sobre a biodiversidade amazônica, trazendo resultados de pesquisas realizadas nas unidades de conservação de uso sustentável da região do baixo Tapajós. Na obra, dividida em 24 capítulos, há descrições das mais variadas formas de vida: algas, fungos, insetos, vertebrados, árvores, entre outros organismos.

De acordo com os organizadores da obra, já virou lugar-comum dizer que, no mundo, a floresta Amazônica, entre as florestas tropicais, é reconhecida pela riqueza da vegetação e extensão dos rios e pela diversidade de seres vivos que abriga. Apesar disso, grande parte da biodiversidade do bioma Amazônico ainda permanece pouco conhecida pela ciência. Foi assim que o livro surgiu: da parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), aos quais se juntaram o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a Embrapa – Amazônia Oriental, a Universidade de Bristol e outras instituições parceiras. Para Dárlison Fernandes Carvalho de Andrade, analista ambiental do ICMBio, o livro, "além da importância estratégica para a gestão e valorização das Unidades de Conservação, é também uma referência sobre o papel que as instituições de ensino e pesquisa podem assumir na gestão ambiental pública".

A analista ambiental Jackeline Nóbrega Spínola comenta que "o livro nasce do esforço coletivo de várias instituições de ensino e pesquisa do Brasil e de países parceiros, pesquisadores com profundo conhecimento sobre a Amazônia, em especial na região do rio Tapajós, onde se encontram duas Unidades de Conservação Federais, que são referência em seus modelos de gestão pelo ICMBio. Verdadeiros laboratórios a céu aberto, a Floresta Nacional do Tapajós e a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns demonstram nessa publicação a riqueza da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos prestados a toda a sociedade brasileira".

Comunitários — Tanto na Floresta Nacional do Tapajós como na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns há comunidades que dependem dos recursos naturais e convivem diretamente com a biodiversidade descrita no livro. Por isso, um dos objetivos da obra é justamente levar o conhecimento aos comunitários e ao mesmo tempo estimular que eles dividam o rico conhecimento que também detêm sobre a floresta.

"Essa obra só foi possível graças à dedicação de cada um dos autores dos capítulos. Mas também conta com a ajuda dos comunitários, que muitas vezes nos auxiliaram em campo na coleta de dados", pontua Carlos Brocardo, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBEES) da Ufopa, e um dos organizadores do livro.

Rodrigo Fadini, professor da Ufopa e autor de dois capítulos do livro, destaca que "o livro é um sonho antigo e resultado de pesquisas diversas desenvolvidas por pesquisadores em sua maioria ligados ao Programa de Pesquisas Ecológicas da Longa duração (PELD-Oeste do Pará e PELD Amazônia Sustentável), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), entre outras parcerias interinstitucionais. É o começo de uma longa história das pesquisas em biodiversidade e um presente para a sociedade do Oeste do Pará em comemoração à Semana do Meio Ambiente".

Imagens e biodiversidade

O livro conta com diversas ilustrações, fotos e mapas que ajudarão os leitores na identificação da biodiversidade. A contracapa do livro é ilustrada por uma linda foto do prestigiado fotógrafo Araquém de Alcântara e representa a ligação das pessoas com a floresta, expressando a necessidade de conservarmos a Amazônia para as futuras gerações.

O livro Biodiversidade na Floresta Nacional do Tapajós e na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns está disponível no link https://ppbio.inpa.gov.br/publicacoes/livros.

Talita Baena — Comunicação/Ufopa, com informações do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio)

06/06/2022

/media/file/site/ufopa/imagens/2022/8669fc0b52985882fe9f8b53ffbac8c1.jpg