Ultima atualização em 27 de Maio de 2019 às 09:28

Ufopa e Sectet irão desenvolver projeto em rede para fomentar cadeias produtivas no Oeste do Pará

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), irá desenvolver pesquisas junto às Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) para potencializar as cadeias produtivas da região Oeste do Pará. A iniciativa pretende criar produtos de caráter nutracêutico a partir da exploração sustentável da biodiversidade amazônica.

Em três anos, a meta é produzir 10 produtos nutracêuticos, isto é, que agreguem qualidades nutritivas e farmacêuticas. Os esforços serão concentrados nas cadeias de produção do pescado, mel, frutos e tubérculos. Temperados, defumados, cremes, óleos e barras de cereais são alguns exemplos de produtos que podem ser criados.

As pesquisas serão desenvolvidas em rede nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Laboratórios de solo, microbiologia, bromatologia e qualidade de água serão instalados nas escolas técnicas pelo governo do estado. Uma rede de computadores conectará os campi da Ufopa e as EETEPAS para formar um banco de dados que contenha diversas frentes de investigação, interligar sistemas de sensores e coleta de dados, além de dar apoio à formação em C&T.

A Central Analítica em Rede, que será implantada no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), fará a certificação dos produtos que contiverem substâncias nutracêuticas, inclusive atendendo a empresas do ramo alimentício que hoje precisam enviar amostras para laboratórios em Belém, Manaus ou São Paulo.

“A ideia é que nós caracterizemos quimicamente essas propriedades nutracêuticas naturais e que possamos criar subprodutos delas com certificação da qualidade nutracêutica e de origem geográfica”, explica o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Domingos Diniz.

A Ufopa irá liderar o processo, intermediando a relação entre os diversos setores da sociedade e dando apoio à formação de alunos. O governo do Pará investirá na infraestrutura de laboratórios e na concessão de bolsas para os alunos envolvidos.

Somente nas escolas técnicas serão 800 estudantes capacitados durante a primeira etapa. “Esses alunos treinados por nós vão ser multiplicadores de conhecimento dentro da própria escola e poderão funcionar como auxiliares técnicos nos laboratórios”, comenta Diniz.

Já os alunos da universidade participarão dos estágios em laboratórios, tendo a oportunidade de observar na prática o funcionamento das cadeias produtivas e contribuir na criação de novos produtos sustentáveis a partir da manutenção da floresta em pé.

Integrando ensino, pesquisa e extensão

O projeto compõe a Rede Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), que busca estimular a transferência de conhecimento científico e tecnológico à sociedade a partir de ações de ensino, pesquisa e extensão. “Esta cooperação técnico-científica visa capacitar profissionais em todos os níveis de formação, do ensino fundamental ao doutorado. Um encadeamento formador virtuoso para viabilizar a inovação pretendida e ampliar a geração de renda, o mundo do trabalho e a qualidade de vida da família produtora”, comenta Diniz.

De acordo com o professor, o objetivo é integrar universidade e sociedade, buscando apresentar formas inovadoras para a geração de riqueza na região: “Nós desenhamos um parque de ciência e tecnologia descentralizado, mais próximo do produtor, trabalhando com cadeias produtivas já existentes na região e atendendo demandas que esses produtores porventura venham a ter ou já acumulam há algum tempo”.

Espera-se que a proposta amplie a empregabilidade dos profissionais das escolas técnicas que participarem do projeto. A meta é que sejam gerados 10 mil empregos diretos e 30 mil indiretos no prazo de cinco anos.

24/5/2019

Foto: Ediego Batista