Ultima atualização em 12 de Abril de 2019 às 12:41

Ufopa e sociedade jurutiense discutem inovação e empreendedorismo na Amazônia

Nesta quinta-feira, 11 de abril, o Campus Juruti da Ufopa realizou a I Conferência de Inovação e Empreendedorismo na Amazônia, em parceria com o Sebrae/PA e o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA). Realizada na escola municipal Zelinda de Sousa Guimarães, a conferência contou com 140 participantes. O evento foi dividido em dois momentos: palestras pela manhã e minicursos à tarde. O objetivo foi de iniciar a discussão e fortalecer o empreendedorismo na região. O diretor do Campus Juruti, Thiago Augusto de Sousa Moreira, fez a abertura oficial do evento.

A primeira palestra, "Desmitificando a inovação", foi ministrada pelo professor José Roberto Branco, diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT). A segunda palestra, "Administração na Amazônia: novas perspectivas para a inovação", foi ministrada pela professora Jorgiene dos Santos Oliveira (Ufopa/Campus Alenquer). A última palestra, "Crescimento exponencial: como a ESAM Jr. atingiu o alto impacto", foi ministrada pelas alunas Taiany Libório, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, e diretora de Gestão de Pessoas da ESAM Jr., e Victória Vasconcelos, do curso de Gestão Ambiental, e diretora presidente da ESAM Jr.

/media/file/site/ufopa/imagens/2019/350b5b1b0e0d8a737ca36b86213797bf_nRNDxle.JPG

O minicurso "Business Model Canvas: domine a ferramenta" ocorreu na escola Zelinda Guimarães, com Renata Batista, do Sebrae/PA. Já os minicursos "Trilha para a criação de uma empresa Jr." e "Negócios sustentáveis: da ideação à ferramenta de otimização de processos" ocorreram no Campus da Ufopa em Juruti, o último dos quais foi ministrado por Júlia Moutinho, do CEA.

O evento teve a participação da secretária municipal de Administração, Sidne Coimbra; do secretário municipal de Educação, Jonas Moraes; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Juruti (Acej), Vibarto Hidaka; e do presidente do Instituto Puxirum da Amazônia (IPUAM), Jessé Vital. Ainda teve a participação da aluna Andreysse Castro Vieira, do 4º semestre do curso de Agronomia, como atração cultural, com voz e violão.

Comunicação/Ufopa com informações do Campus de Juruti

12/4/2019